Problema: O João sai da Escola às doze horas e vinte e cinco minutos. Percorreu seiscentos metros até à paragem de autocarro onde chegou às doze horas e trinta e sete minutos. Primeira questão: quanto tempo, em segundos, demorou o João neste percurso ? Resposta da aluna do 9º ano: 12h37m - 12h25m = 0,12 s (zero vírgula doze segundos). Segunda questão: qual a distância percorrida pelo rapaz em quilómetros? Resposta da aluna do 9º ano: 600m = 6000 km (!!!).
O descrito acima parece uma coisa impossível nos dias de hoje, com tanta informação ao alcance dos dedos, literalmente. No entanto, dizem-me, é cada vez mais vulgar encontrar jovens que não sabem o valor do tempo e desconhecem o comprimento de uma vara de metro. Noutros tempos as salas de aula estavam forradas com mapas de todo o mundo, espalhados pela sala pesos e medidas mostravam quanto era um quilo ou que distância é um metro. Hoje encontramos um quadro, paredes vazias e cabeças ainda mais vazias. Mais cego é aquele que não quer ver do que aquele que por infortúnio da vida vive na escuridão... Em que realidade vivem estas crianças e jovens, onde não existe tempo nem distâncias, onde entender uma simples palavra parece ser um esforço sobre humano? Onde vamos parar ? Por este andar, a lado nenhum...
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário