A fotografia aqui apresentada mostra uma conhecida figura olhanense a quem chamam "O Veríssimo". É conhecido por deambular pela cidade num estado mais ou menos ébrio, acontecendo frequentemente deitar-se, como morto, em plena via publica dado o avançado estado de embriaguez.
Apesar de tudo, o Veríssimo é capaz de sábias tiradas que surpreendem até os que o conhecem melhor. Em conversa, quando questionado porque se dedica a um estilo de vida tão agreste, dependendo da caridade alheia, se não gostaria de ter um trabalho, um ofício que fosse o seu ganha-pão, rapidamente o Veríssimo responde:
" Tá maluco ? Trabalhar ? Eu ? Eu não, eu não sou maluco. Malucos são esses que trabalham de manhã à noite para chegar a meio do mês já sem dinheiro nenhum. Esses é que são malucos!"
Perante tão sábias palavras, que poderia eu contrapor ?
De facto, loucos são aqueles que se preocupam com o dia de amanhã. Para quê ? Quem diz que amanhã aquele maluco ( e este é mesmo maluco, daqueles que deviam estar internados) da Coreia do Norte não atirar para aí com uma série de bombas atómicas, iniciando a terceira guerra mundial, pondo fim a todas as preocupações ? Como sabemos se, para a semana, não somos atingidos por uma pedra gigante vinda do espaço que faz connosco o que fez com os Dinossauros, destruindo tudo no seu caminho ? Talvez daqui a minutos o coração pare de bater, a cabeça de pensar, e pronto, acabam-se as preocupações. Por isso, digo: O Veríssimo é que a sabe toda !
E nós, pacóvios, cá vamos, andando e rindo, correndo sem saber para onde, como se algo de urgente e realmente importante nos esperasse. Depois, um dia, fechamos os olhos e tudo acaba. Aproveitem enquanto dura, façam como o Veríssimo, não sejam parvos !
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário