Com o surgimento do sistema VHS fui passando algumas dessas imagens, fixas em película, para a banda magnética das referidas cassetes. O tempo passa para todos e o meu objectivo era preservar as imagens, uma vez que os suportes originais estavam envelhecidos e, não querendo perder esses fragmentos do tempo, procurei colocá-los num "depósito" que me pareceu mais confiável.
Posteriormente, com o advento da era digital, com o aparecimento do CD, DVD e os computadores fiz um novo upgrade ao meu acervo cinematográfico. Liguei cabos, movi as mobílias, reformulei a decoração, tudo em nome da preservação das imagens que recolhi com tanto carinho. Hoje, conservo ainda cerca de cinquenta bobines originais, em que a qualidade de imagem já não é a melhor, em alguns casos, outras cinquenta cassetes VHS e perto de cem discos DVD. No entretanto fui fazendo algumas montagens, à laia de colectânea, adicionando algumas músicas, para preencher o silêncio, pois as câmaras antigamente não gravavam o som, pelo menos com a facilidade com que hoje se filma e grava o som de qualquer acontecimento, usando um mero telemóvel.
Nestas minhas filmagens retrato paisagens (Angola, Portugal, Moçambique, ...), a Família e algumas pessoas anónimas que, por acaso, se interpunham defronte à lente curiosa da minha câmara de filmar ou fotografar.
Neste último Natal, atendendo ao meu gosto por estas coisas da cinematografia e imaginário em geral e, tendo em conta o meu actual stock de camisolas, cuecas e meias, a Família decidiu presentear-me com a colectânea das colectâneas, o best of dos best ofs, uma colecção de imagens, recolhidas à socapa, com a colaboração de um benévolo espião, o qual me foi mantendo entretido enquanto preparava a surpresa. Assim, recebi, como prenda de Natal, uma magnifica produção, ao nível das melhores de Hollywood, com direito a imagem impressa em DVD e uma capa a condizer.
Gratas imagens e memórias !!!...
Os momentos passaram mas ficaram gravados na memória e agora num disco muito especial que guardo com imenso carinho.
Obrigado e... BEM HAJAM !
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ResponderEliminar