Nota-se um certo cansaço e talvez uma colectiva indiferença, que é perceptível nas massas populacionais, quando lêem os jornais ou se debruçam sobre programas televisivos, sobre estas matérias, mas, que em determinado caso especifico as atenções, na generalidade, recaem e se afinam, imediata e instantaneamente, afinal, no golo que o futebolista Ronaldo infligiu ao adversário. É só Ronaldo... mais Ronaldo, o assunto do dia... (Passe o gracejo !...).
Mas, Portugal, poderá ter bases sustentadoras para boa convivência, tal... "ovo de Colombo", para se assumir como País de elevado progresso, se as atenções foram concentradas, em clima de entendimento, no aproveitamento de fundos que apoiem as riquezas naturais, existentes.....
Nas deslocações que, em tempos idos, fazia por motivos laborais, pelo nosso território, até às fronteiras da vizinha Espanha, a mim próprio cheguei a fazer as seguintes conjecturas:
- A extensão territorial, Alentejana, por vezes com superfícies vazias, sem cultura alguma, não dariam para cultivar e produzir o TRIGO E O CENTEIO, em quantidades suficientes, que dariam para sustentar toda a Europa ? E afugentar a fome, fabricando o "Pão-de-cada-dia "?.
- Através de documentação histórica, ainda sobre a região alentejana, no local de S. Domingos, houve uma exploração mineral que cobria a massa piritosa, para a exploração intensiva de cobre, ouro e prata.
Com o tempo, tudo entrou em decadência, infelizmente !
- O Vinho (que surge no País inteiro, com marcas diferenciadas e acolhidas em todo o Mundo) é uma riqueza produtiva e extremamente apreciada;
- O azeite de oliveira, o sal, o milho, são factores que exportados, dar-nos-iam muita riqueza monetária;
- A hospitalidade turística, beneficiada por um clima muito bom e nada hostil;
- As praias, as rias, o excelente mar com ondas para os surfistas internacionais...
- O FIGO, excelente fruto produzido no Algarve, que, na célebre travessia dos heróicos olhanenses se atreveram , num frágil caíque, atravessarem o oceano Atlântico, em toda a sua extensão, rumo ao Brasil, livrou os valentes marinheiros de sucumbirem à fome., segundo se apurou historicamente...
Com o desabrochar de todos estes idealizados encantamentos, não seriamos capaz de fazer renascer um País de Fadas ? ... PORTUGAL !.
Há certas coincidencias , que, na realidade chegam até a impressionar, como esta:
No decorrer deste trabalho, acabo de me confrontar com a seguinte legenda, publicada na Internet, sob o Site Economia*Expresso", que passo a transcrever:
..."PORTUGAL A UM PASSO DE SE TORNAR PRODUTOR DE PETRÓLEO"...
Assim fosse !!!.. E, a propósito (sem ser "vidente"), lembro-me ainda de uma curiosa situação que se passou há já muitos anos atrás, em Luanda (Angola). Morava num bairro (Prenda) e aos fins-de-semana, com Amigos e Família, percorria, no meu velho carro, cerca de sessenta quilómetros a caminho da Barra do Rio Cuanza, para a pesca desportiva. Acontecia que, a meio do caminho, na estrada, sentia um cheiro característico do petróleo, que até os meus companheiros se riam, fazendo troça dos meus ditos ..." aqui, qualquer dia, vai surgir petróleo"...
Não é que, tempos depois, com taças de champanhe, celebrámos o primeiro aparecimento de petróleo, junto ao mesmo local onde jorrara, pela primeira vez, o líquido "que comanda o mundo ... o PETRÓLEO ???
Não vai acontecer, agora, o mesmo, de certeza, ao percorrer longos caminho pelas vias terrestres alentejanas, onde, por graça, repito as mesmas palavras, como em Luanda (Angola), terra onde nasci.
Mas, para beneficio de todos, que venha, de qualquer maneira, repetir-se o mesmo como sucedera em Angola.!!!. Deus dirá ...
Caíque "Bom Sucesso"-- Olhão |
Posto gasolina-Angola |
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário