"Tempo de Glória", filme de Edward Zwick, com Mattew Broderick, Denzel Washington e Morgan Freeman, EUA, 1980, que o canal 1, transmitiu, "in illo tempore", e que foi gravado, numa cassete tipo Beta, que hoje pode ser considerada uma preciosa relíquia, pois já não existem, ou pelo menos difícil de encontrar, aparelhos próprios, para que os possamos exibir. Existem sim, novos tipos de cassetes, os denominados VHS - ja ultrapassados pelos discos DVD´s - salvo erro...
Não há dúvida que, através dos tempos, novos engenhos, discográficos, superaram em qualidade e aperfeiçoamento, imagens e cenários que, "no antigamente", eram engenhosamente obtidos através das ultrapassadas e menores cassetes de fitas magnéticas (vide a fotografia incluída neste programa).
Filosoficamente, há riquezas - antigas - que se diluíram, ou repousam em "caixotes de lixo", cujas relíquias dificilmente poderão ser ultrapassadas pelo simbolismo de épocas dificilmente equiparadas aos tempos actuais.
Em muitas destas antigas cassetes figuram imagens colhidas por intermédio de máquinas de filmar, que relembram saudosos momentos, como por exemplo um movimentado "batuque" ao luar, num sertão africano (em Angola), em noite muito quente, a que assisti, que degenerou numa corrida campestre, cujo prémio, final eram umas latas de sardinhas algarvias e garrafas de cerveja Cuca, vozes de alguns cantores (embora não célebres, mas lindíssimas), enfim... um passado que já não volta mais, num contraste com o que só se vê hoje... cus bambaleantes de. encantadoras bailarinas, semi-nuas, gritos e vozes de cantores e cantoras que mais parecem ser o troar do velho Tarzan.!!!..
Se bem que, existem na prateleira das recordações, imensas gravações em cassetes de célebres tenores, como Pavaroti, Plácido Domingo, José Carreras, Caruso e tantos outros cujas vozes encantaram todo o Mundo.
Portanto, nas "maquinetas" do passado, a maioria irreparáveis, repousam registos de maravilhosas vozes e cenários que deslumbraram milhões e milhões dos seus apreciadores e ouvintes, em que entre eles me incluo, mesmo à entrada da celebração dos meus "calejados" 85 anos !
Tá?!...
Encantaram e ainda encantam.
ResponderEliminarComo diria um certo senhor:"lá, até as mulheres sabiam melhor" :)