E, isto a propósito, de um comentário que me foi dirigido, recentemente, num encontro entre Amigos Séniores, em que alguem puzera em duvida a minha apregoada honestidade e capacidasde de condução em matéria de responsabilidades na actividade laboral ( e não só..)...
Em resposta. puz à disposição, de quem estivesse interessado, em tomar conhecimento de como foi o meu passasdo , este legado, volumoso, no qual "adormecem" históricos acontecimentos ocorridos ao longo de uma existência, já a caminho dos noventa anos de idade, e da qual reproduzo, sinteticamente, algumas transcrições, que bem revelam a verdade dos factos ocorridos.
Documentação antiga arquivada em livro. |
Seguem-se algusn enxertos, extraídos da documentação arquivada:
***********
"Eleição para A Assembleia da República . EDITAL de 30 de Agosto de 1995- Partido de Solidariedade Nacional -PSN - Candidato efectivo- Armando José Carmo Ferreira Baptista.
***********
"Assembleia de Condóminos - Bloc Nau - Acta da Sessão nº 3/2001= ..." Considerando estar salvaguardado o bom nome de quem executou a contabilidade do exercicio do ano 2000, a qual fora gratuitamente organizada, as contas mereceram a sua aprovação- Fica salvaguardado o Bom Nome do Sr. Armando José Carmo Ferreira Baptista."
************
"SOREL- CATERPILLAR - -Soc. de Rep. Lda.- Luanda, 11 de Junho de 1958.-Armando José Carmo F. Baptista.
Não queremos deixar de lhe manifestar o nosso pesar por ver afastar-se do nosso serviço um empregado que durante tantos anos serviu sempre com lealdade e zêlo exemplares."
************
"J.Lopes - Agente Geral em Angola dos Produtos LUSALITE - Declaração Para os devidos efeitos declaro que o Ilmo. Snr. ARMANDO BAPTISTA desempenhou sempre com zelo e máxima honestidade, as funções de meu empregado de escritório, podendo desta, fazer o uso que entender. Luanda, 6 de março de 1946."
************
"Pfizer- Laboratórios Pfizer de Angola, Lda. - Luanda, 19 de Janeiro de 1966.- Exmo. Snr. Armando José Carmo Ferreira Baptista. - Exmo. Senhor, - Serve a presente para atestar perante qualquer entidade, que V. Exa, prestou os seus serviços aos LABORATÓRIOS PFIZER DE ANGOLA, LDA., desde Julho de 1959 até 20 do corrente, tendo exercido as fuynções de Chefe de Contabilidade e de Chefe de Escritório, sempre a nosso inteiro contento.".
************
"NEA - Nova Editorial Angolana, s.a.r.l - - Proprietária do Jornal " O COMÉRCIO". =Luanda, 8 de Julho de 1959 . DECLARAÇÃO - Declaramos quye o Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista, esteve ao Serviço desta Empresa como Guarda-Livros durante um ano, lugar que sempre desempenhou com honestidade, competència e zêlo profissional"
************
"MUNDUS de Angola Estruturas Tubulares, La. Luanda, 24/Maio/66- exmo Snr. Armandio José Carmo Ferreira Baptista. Exmo. Senhor. Pela presente, e satisfazendo ao solicitado por V.Exa. informamos de que prestou serviço nesta empresa desde 20 de Janeiro de 1965 a 30 de Abril de 1966. como chefe de contabilidade do n/ grupo de sociedades ( MUNDUS DE ANGOLA, ESTRUTURAS TUBULARES, LDA.-- ELECTROTÉCNICOS REUNIDOS ( LUANDA) LDA. - CAMIÓES DE ANGOLA, LDA.), tendo desempenhado as suas funções com assiduidade, zêlo e honestidade profissionais, temdo-lhe sido concedido a demissão dos n/ quadros a pedido pessoal."
************
" Cooperativa de pessoal das Empresas Afiliaddas da "CUF em Angola-SCARL - COOPERCUF -
Exmo. Senhor Armando José Carmo Ferreira Baptista - BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA.
Luanda, 4 de Junho de 1974.- Presado Consócio,
Cabe-nos o grato dever de manifestar a nossa satisfação pelo seu espírito cooperativista, bem patenteado na forma como correspondeu ao apelo que lhe dirigimos para colaborar na elaboração do inventário dos valores da nossa Cooperativa em 31-5-74. Graças à sua colaboração... "
***********
"Embaixada da República Popular de Angola- SECTOR ADMINISTRATIVO - Exmo Senhor Armando José Carmo Ferreira (Porto)- Serve a presente para comunicar a v. Excia. que a sua oferta de prestação de serviços na República Popular de Angola, não foi aceite.- Embaixada da República Popular de Angola, lisboa, 29 de Julho de 1982.-"
(Nota à parte . não sei porquê !)
***********
"BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA - DECLARAÇÃO - Para efeitos da sua inscrição definitiva, como técnico de contas, na Direcção Geral das Contribuições e Impostos, declaramos que o Sr. ARMANDO JOSÉ CARMO FERREIRA BAPTISTA tem exercido funções de contabilista neste Banco desde 24-8-66 e que no desempenho destas sempre tem demonstrado excelentes qualidades profissionais e de carácter. - Luanda, 21 de Agosto de 1970."
************
(Carta assinada por tods os Trabalhadores da Empresa) Entregue em 11/4/77.)
"Para Exma.. Administração da NACIONAL RÁDIO, S.A.R.L. (Secção de Tesouraria) (Cruz Quebrada- Lisboa):
Tivemos conhecimento que por ordem do Banco Pinto & Sotto Mayor o Snr. Armando Baptista, cessaria, em data oportuna, as funções que tem vindo a desempenhar no Sector Financeiro desta Empresa desde 10 de Janeiro do corrente ano, regressando às suas funções naquele Basnco.
Dado que só temos recebido da parte deste Senhor provas da melhor colaboração, não só no que respeita a trabalho como em relações pessoais, foi com a maior mágoa que recebemos esta informação, pelo que, apresentando as n/desculpas por esta ousadia, tomamosa a liberdade de, por este meio, solicitar que através de V. Exas. fosse encontrada uma plataforma que permitisse a sua continuação neste sector,satisfazendo assim náo só o seu desejo, pois por várias vezes o Snr. Baptista tem demonstrado estar satisfeito com o ambiente existente, como o de todos nós que nos consideramos muito satisfeitos com a sua actuação a todos os níveis. "...Na
(Fotocópias dos originais com assinaturas, em meu poder).
À Direcção de Pessoal,
... Na realidade o colega Sr. Armando Baptista fez um trabalho verdadeiramente excepcional. É que ficou plenamente demonstrado que, além dos conhecimentos de ordem profisisonal que o Snr Baptista demonstrou confirmando tudo aquilo que consta. do seu curriculum as suas altas qualidasdes de pessoa humana sobrelevando teve alem do mais o benéfico efeito de uma total normalização do ambiente de trabalho existente no sector financeiro da N.R."
**************
"SINDICATO DOS BANCÁRIOSA DO NORTE-- DoConselho Fiscalizador de Contas -
Porto, 12. NOV.1982. -Prezado Colega - Armando José Carmo Ferreira Baptista.
Em reunião de 28 de Setembro transacto, tomou conhecimento, este Conselho Fiscalizador de Contas, do conteúdo da sua carta, em que anuncia a sua passagem â situação de invalidez presúmivel.
Por tal facto e porque deixa de poder dar a sua colaboração a este C.F.C., foi deliberado agradecer a sua prestimosa colaboração durente o período do seu mandato "...
***************
"VERCOPP -UNIÃO DAS ADEGAS COOPERATIVAS DA REGIÃO DOS VINHOS VERDES "-
Carta que me foi dirigida pela Vercoop, com data de 30.12.83, em que me informam ter sido aceite o meu pedido de demissão, com dispensa de todos os serviços, por motivos de saude ..
****************
AR PROALGARVE - António Rita - Do Departamento Administrativo - 20/03/86- Vila Real de Santo António -Algarve
M7 Pastelaria-Café - FONSECA, LDA- FARO (Algarve)
GRUPO NAVAL DE OLHÃO - - Olháo - Departamento Directivo....
**************
Após o " forçado exílio" a que tivemos que ser submetidos, e por fortes razões de saúde ( pois na data náo havia médicos, em Luanda, que me tratassem da doença que me atacara, dias antes da independência de Angola) acabei por "ser atirado de para-quedas", para um confortável cantinho residencial nesta cidade de Olhão da Restauração.
Para finalizar este meu "chato" blog, ,, em que vou, agora, limitar-me a transcrever uma simples missiva que me foi dirigida pelo Banco Pinto & Sotto Mayor, pela qual foi-me o reconhecido o pedido de Reforma, cujas pensão é a minima no secror, ( semelhantre a de Aprendiz na Banca e é a unica que recebo presentemente para poder sobrevver, neste encantador Páis à Beira Mar Plantado- PORTUGAL.
Transcrição semi- completa, da Carta original:-
"BANCO PINTO & SOTTO MAYOR - Direcção
Exmo. Senhor,
Armando José Carmo Ferreira Baptista
4470 Moreira da Maia.
Lisboa, 20.Julho.1982.
Vimos pela presente comunicar-lhe que, face ao seu pedido, a que os nossos Serviços Clínicos deram o acordo, foi decidido colocá-lo na situação prevista no nº 1 da cláusula 138a. do CCTVSB, com efeitos de 01.08.82."
(Fiquei assim, deixar de receber os subsídios que me eram creditados mensalmente, como o de almoço e outros..)
*****************
Com o andar dos tempos, minha Santa e Saudosa Mulher, com quem me casara há sessenta anos, em Luanda ( terra onde nasci) partiu para o Céu, porque Deus a veio buscar.
Fragilizado, por isso, o meu estado psíquico, e, para o atenuar, meus Familiares tiveram a idéia de me encorporar na Universidade Sénior, a funcionar nesta linda cidade. de Olhão.
Numa certa aula, acabei por ser expulso pelo Professor, porque não gostou da minha ingénua atitude em ter mostrado um blog em que fizera uma comparativa acção de patriotismo praticada pelo General Silva Porto, em Angola, (imulando-se na bandeiera nacional, suicidou-se, dando um tiro sobre o tambor de pólvora em que se sentara, ao invés de um ex-nosso Presidente da República que chegou a espezinhar,, no estrangeiro, o simbolo da sua propria Pátria- a bandeira PORTUGUESA..
.
Tá'!...
Última hora - resposta a um enraivecido comentador... " Náo é "paranoia" nenhuama, É a pura verdade... Imita-a , se tiveres capacidade de a igualar.. seu malandro !.
Sem comentários:
Enviar um comentário