Fiquei emocionado com semelhante noticiário, acêrca da... recente descoberta de jazigos de petróleeo, em território português.
Digo que fiquei "emocionado" com semelhante " notícia", porque me fez vir à memória, os momentos de grandes manifestações que se realizaram na terra onde nasci, Angola, quando se soube que tinham jorrado os primeiros "penachos" deste precioso líquido, nas pesquizas que estavam sendo levadas a efeito, naquele território africano.
Muitos ruidosos festejos foram então celebrados, nesse dia, em Luanda, ao ponto de ter deixados de haver "horário de trabalho", para que os celebrantes não se preocupassem com os limites estabelecidos quanto aos periodos estabelecidos de presença ao serviço. Tudo era perdoado !....Tal não era a alegria que todos nós sentiamos, com tais descobertas. Ao invés do que sucedeu na imprensa, angolana sobretudo na altura, como no jornal " a Provincia de Angola", não se notou qualquer evidência noticiosa, sobre esta grande novidade, em primeira pagina, ( como era de esperar...) aqui em Portugal !..
Uma nota curiosa, que me foi transmitida, pelo meu vizinho, que morava mesmo ao lado da minha residência, em Luanda, na data, e que êle era um dos "manda chuvas" do jornal "O Congo" que se editava no Norte de Angola, confessou-me o seguinte, que diz ter-lhe sido contado por um Colega que na altura visitava Lisboa:- "...Sabe qual foi a expressão de Salazar ao terem-lhe dado a notícia do aparecimento do petróleo em Angola ???... Foi esta:
" Que desgraça !..."
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário