Após a entrega dos nossos bilhetes ao porteiro, no novo cinema "Restauração", instalado no topo da Avenida do Hospital, em Luanda (Angola), encaminhavamos para os nossos lugares, nas fileiras da plateira do cinema, e, sentados, aguradavamos a projecção do filme, dentro do maior silêncio possivel. Creio que o filme a ser projectado era o... "E tudo o vento levou "..
Fechadas as portas afim de se tornar um ambiente escuro, para se poder apreciar as imagens a projectar no gigantesco écran, deu-se inicio ao espectaculo cinematográfico, e, logo as primeiras imagens projectadas que surgiram, eram as que já tinham sido vistas, repetidamente, em sessões anteriroes e. em vários cinemas, incidindo sobre os discursos que Salazar pronunciara , em reuniões do Governo, na altura... e, de repente, ouve-se, vinda da plateia uma voz masculina gritando bem alto e em som trovejante... " OUTRA VEZ. ???!!!..."
O filme parou, inesperadamente, e... o que se assistiu, de imediato, apos terem acendido as luzes da sala, foi dois polícias, fardados, agarrarem num homem corpulento, prenderem-no e, à força, conduzido a uma viatura celular acabada de estacionar... Presume-se que o "orador reaccionário", como estavamos nos tempo da Pide - tenha sido preso e encarcerado... só por se ter manifestado, publicamente, contra a cansantiva repetição dos actos do Govèrno, na altura.
Os tempos, agora, realmente já são outros... pois cada um pode, livremente, opor-se , manifestando o cansaço que lhe provocam as repetidas, (e mais que repetidas), emissões televisivas, sempre sobre os mesmos assuntos, que a todo o momento nos impingem. Reconheço que,quanto a publicidade comercial, remunerada, se divulguem várias vezes, que, por exemplo, a Coca-Cola afasta a sede, mas... que o Ronaldo fez 30 anos, ouvir e rever isto trinta vezes seguisdas... é de se atirar o televisor para as bandas das lixeiras camarárias ...
Lá vamos, outra vez, assistirmos, agora livremente, à transmissão cansantiva de certos programas do arco da velha, sem menosprezo, contudo, pelos que têm, na realidade, grande valia... que são de se elogiar.
Outra vez ?... |
Tá!?...
Sem comentários:
Enviar um comentário