Plataforma , em Luanda, do ex-cais de acostagem para os barcos que acabados de voltar do alto mar, carregados com toneladas de peixes diversos , pescados ao longo da noite, e que aqui , os negociantes/feirantes, a troco dos seus escudos angolanos, , transacionavam, com os nautas/pescadores, o pescado, geralmente constituido por pargos, lagostas, carapaus, garoupas, chernes, barracudas ( pescadas gigantess), sardinha, , camarão, lavagantes, raias, bagres, espadartes,etc. etc.
Este cais tinha um grande movimento diário, onde se transaccionavam centenas e centenas de milhares de notas de banco ( nada data escudos angolanos) , até ao dia em que, as autoridades maritimas e camarárias, derrubaram esta "praça" , substituiindo-a por um novo recinto construido, com modalidades mais adequadas ao exercíco da actividade comercial. em zona não muito afastada. desta mesma área, na qual fora construido este grande edifício , (que eu assisti, desde o início, à sua construção) ..., o famoso ...
BANCO DE ANGOLA.!
|
Edifício inaugurado pelo BANCO DE ANGOLA- em Luanda | . |
|
|
Decorrido um curto período, após a sua construção, fiz parte de uma equipe que fundou , e inaugurou, na extremidade deste mesmo prédio, o ex- BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA, em cuja Entidade Bancária prestei larga colaboração, com êxito, no cumprimento de uma chefia contabilistica, até â sua forçada eliminação... devida à "exemplar descolonização"!...
|
Séde do ex-Banco Totta Standard de Angola - Pessoal administrativo.- Luanda. |
|
|
Os ventos da história conduz-nos, agora a um acontecimento em que se prevê que uma cidadã , tambem angolana, tal como o é o Autor deste blog ( um Português de Angola), que, pelo o que se depreende através da leitura de certos acontecimentos relativas â Banca, a ilustre Senhora , ISABEL DOS SANTOS, mantem certo interesse em se "enquadrar" no engradecimento da actividade bancária, em Portugal, conforme se depreende pela foto que aqui se reproduz, com o devido respeito:
.
Em tom de brincadeira, - mas muito respeitosa,- sabendo que é detentora de grande riqueza proveniene dos célebres "Kwanzas" ( tal "Abelha Mestra ") acimentados por grandes valores, como o petróleo, diamantes, ouro, café e outros que tais, auguro-lhe os melhores êxitos, desde que ... SE VIER POR BEM !..
Tá?!....
Sem comentários:
Enviar um comentário