Ontem, 7 de Maio de 2015, ao final da tarde, decorreu na Biblioteca Municipal de Olhão a apresentação de um livro intitulado "Heróis à Moda do Algarve". Alertado por uma Familiar para esta ocorrência, decidi comparecer fruto da curiosidade relativamente ao tema abordado no referido volume, o vocabulário popular do Algarve, um falar muito próprio, nem sempre fácil de entender por quem vem de fora. De assinalar que o livro inclui até um dicionário do palavreado algarvio, para ajudar a melhor compreender este linguajar.
Assisti, com gosto, à apresentação e no final pedi para dizer algumas palavras. Após alguns minutos, foi-me permitido abordar os Autores, com os quais tive o prazer de trocar algumas impressões, tendo ainda a oportunidade de lhes mostrar um volume dos meus trabalhos bloguistas. Entretanto, vi-me rodeado de Pessoas enquanto descrevia o meu trabalho e pedia autorização ao autor do livro para fazer uma referência bloguista ao seu escrito sobre os falares marafados do Algarve.
Seguidamente decorreu a venda de exemplares do livro autografados e com dedicatória dos autores. O custo de cada livro era de cerca de dez euros. Interessei-me pela sua aquisição mas, ao consultar a minha carteira, verifiquei que não tinha verba suficiente, pois não levantara dinheiro numa caixa multibanco. Ainda assim, interpelei a pessoa responsável pelas vendas, explicando a situação, tendo obtido a seguinte resposta:
"O Senhor, visto não ter aqui dinheiro, pode depois adquirir um livro em qualquer livraria."
Assim se esfumou o desejo de conseguir um exemplar autografado da obra. Sinceramente, esperava que me fosse permitido levar um exemplar, sugerindo a possibilidade de enviar o pagamento posteriormente ou mesmo a oferta de uma unidade. Mas nada disso aconteceu. Talvez fruto da sociedade em que vivemos numa permanente desconfiança e em que o cifrão se sobrepõe demasiadas vezes a qualquer gesto de boa-vontade, a verdade é que demasiadas vezes desconfiamos das intenções dos outros e deixamos passar a oportunidade de ter um gesto de gentileza e amabilidade. No fundo, perderam a hipótese de divulgar o livro e talvez deixar de ganhar dez euros naquele instante para, graças à divulgação da obra por parte de um Leitor satisfeito, ganhar depois três ou quatro vezes mais.
Apesar de tudo, e porque os textos em apreço são de grande interesse e mesmo divertidos aqui fica a referência à obra a quem possa interessar. Da minha parte, aguardo com ansiedade o exemplar do livro que alguém prometeu trazer ainda hoje...
Tá?!...
É por esta e outras que muitas das vezes não vou a apresentações de livros..
ResponderEliminarPorque os autores que apresentam só querem é vender livros. Não se interessando para que os faz publicidade da sua obra, atravês da comunicação social regiona.Porque a diária não lhes interessa este tipo de noticia.