(Hoje 13 de Maio de 2015) - Em sentimento à data histórica que hoje se comemora, e porque em razão desta data, muito me lembra (e continuo sentir) a falta que me faz a minha saudosa Mulher (Alvarina Teresa), mas como sinto que repousa em Paz, junto de Deus, e que se aqui estivesse a acompanhar-me neste momento, teria perto de Si, a Estatueta de Nossa Senhora de Fátima,cuja história em relação a esta imagem. que seguidamente tentarei relatar.
Esta estatueta, tem a sua origem no meio Familiar, enquanto vivíamos em Angola e permaneceu sempre, ao longo dos anos, connosco. Inclusivamente, quando minha Santa Mãe (Maria Helena) faleceu, em Luanda, esteve sempre junto ao Seu leito de morte, e, mesmo quando viemos para Portugal, a Estatueta foi sempre nossa religiosa Companheira, agora em pedaços continuava guardada numa gaveta.
Os anos foram passando, e ao longo do percurso de vivência, sempre houve o cuidado de a proteger de qualquer acidente mais destruidor.
Já depois de casado, mais tarde, e por motivos que todos já conhecem, basta falar na "exemplar descolonização", para repouso físico e mental, viemos para Portugal, onde, também viemos a ter algumas contrariedades, e de entra elas, foi, certo dia, por razões que não me lembro, tive uma atitude mais brusca e desajeitada, que motivou o desgraçado estilhaçar desta Memorável e virginal Estatueta, tendo sido substituída por uma nova, que se manteve na mesinha da cabeceira da cama..
Mas... muito mais tarde (Deus não Dorme !) veio morar para perto de nós, uma especialista de arranjos estilhaçados, de certa obras, que se prontificou em arranjar e consertar a Velha Estatueta, que é a que se vê na fotografia, mas com aparência de nova, abaixo exposta.
E... Nossa Senhora de Fátima, em estatueta original recomposta, e já com perto de cem anos, mantém-se protegida no oratório que mandamos, depois,construir..
Nota: Após ter finalizado o presente blog, estive a ver, pela televisão, o relato dos movimentos ocorridos pela vasta massa de Peregrinos que enchiam todo o espaço livre, destinado às manifestações. Porém, ou por falta de visão, ou por qualquer outra acção impeditiva, não vi enaltecida, nem destacada, nenhuma bandeira das cores de Angola.!
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário