Bandeira Nacional |
As 5 quinas simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique. Os pontos dentro das quinas representam as 5 chagas de Cristo Os 7 castelos simbolizam as localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros. A esfera armilar simboliza o mundo que os navegadores portugueses descobriram nos séculos XV e XVI e os povos com quem trocaram ideias e comércio. O verde simboliza a esperança. O vermelho simboliza a coragem e o sangue dos Portugueses mortos em combate, em defesa da Pátria.
Ainda tenho prsente uma injuriosa atitude assumida por alguem que desconheço que pretendeu demonstrar a idéia superfula de um enforcamento a que está sujeito Portugal , resultante das circunstâncias governativas que teem estado em curso. Foram estas as imagems reproduzidas na imprensa portuguesa:
Como tenho dito, nasci em Angola , já contabilizo 86 anos de idade, com um curso de vida laboral, sempre exercido com honradez e dignidade, ocorrido sempre em território em que permanentemente se içava, todos os dias, a honrosa bandeira nacional, com os simbolos verde e vermelho.
A minha actividade estudantil, teve inicio em Portugal , em Carnide (Largo da Luz, onde se situa o Colégio Militar) e tenho bem presente que foi num dos bancos escolares que, na altura, a minha Professora, incutiu-me na memória o que ainda hoje retenho -o nosso Hino Nacional:
Heróis do mar, nobre povo
Nação valente, imortal,
Levantai hoje de novo
O esplendor de Portugal !
Entre as brumas da memória,
Ó Pátria sente-se a voz
Dos teus egrégios avós,
Que há-de guiar-te à vitória
Às armas, ás armas !
Sobre a terra, sobre o mar,
Às armas, às armas !
Pela Pátria lutar
Contra os canhões marchar, marchar "
Dos egrégios avós, e progenitores que se lhes seguiram, pizamos hoje a terra firme que herdámos, e em que nalguns casos, deixámos de habitar, devido a exilio a que fomos forçados , consequente da
"exemplar descolonização"...
Consta-se que, em território estrangeiro, há longo anos, houve quem tivesse espezinhado a bandeira nacional portuguesa, ( do seu próprio país), devido a alergias de foro político, avesso ào que estava ocorrendo em Portugal .
Todavia, ao invés do sucedido neste caso, que foi voz comum, não obstante as grandes dificuldades e traições a que estivera submetida muito boa gente "enxutada" das ex-provincias ultramarinas, por razões inerentes às "independencias" , jamais houvera quem se compaginasse numa cobardia de atitude , que é demonstrada através da seguinte foto reconstruida:.
Suicídio... por não se consentir ultraje ao simbolo nacional ! |
Sem comentários:
Enviar um comentário