Frequentava eu, a terceira classe , numa época em que os electricos à chegada do final da linha condutora da energia, em Carnide, retrocediam em manobra para a baixa de Lisboa, passando pela paragem fronteiriça ao Colégio Militar, que leccionava no Largo da Luz.
Eram velhos tempos em que, quando se via uma mulher ao volante de um automóvel ´a conduzir, causava um espanto de tal ordem, que toda a gente se admirava. Nessa altura, as quarta-feiras, as oito horas da manhã, aguardava, junto à janela, a vinda do ardina -jornaleiro, afim de colher a revista que a tanta mocidade entusiasmava, para saberem qual foi o destino do aventureiro que desafiou a escalada à Torre Eifel. A revista era "O Mosquito", que continha instruções para construir em cartao e cartolina, aviões, barcos e porta-aviões, pois na data pereciam muitos jovens devido a Segunda Guerra Mundial, que fora declarada, sobretudo, ente Alemães e Ingleses, no inicio da contenda universal.
Mas, na altura da aprendizagem da aritmetica e da leitura dos "Lusiadas" de Camões, existia um clima de muita amizade fraternal, ente toda a vizinhança estudantil ( meia-infantil ), entre jovens de maturidade masculina e feminina, de que me lembro de algumas alunas do Instituto de Odivelas, a Lina, a Chinha(Dulce), a Guida, a Maria Fernanda, a Cristina, ( Família Pinto Lampreia) etc. e tambem alunos dos Pupilos do Exército e do Colégio Militar, como o José Fernando (Zéca), o Pires, e outros, que ja partiram rumo ao Céu.
Incluo neste blog, com todo o respeito, cópia de uma fotografia, já corroída pelo tempo, em que se nota alguma Juventude, a maioria estudantil, e em que, segundo afirmação colhida, por parte de pessoa de quem ja não me lembro, neste Grupo está incluida a Drª. Maria Barroso, familiar do ex-presidente da Republica, Dr.Mário Soares.
.
Meninas da Família PINTO LAMPRFEIA- |
Juventude feminina,alunas do Instituto de Odivelas e Drª. Maria Barroso. |
Tá?!..
.
Sem comentários:
Enviar um comentário