sábado, 6 de junho de 2015

Heróis de sempre... Junho...6... dia D.

Precisamente neste dia, há 71 anos,  deu-se o desembarque aliado na Normandia que ditou o virar da guerra definitivamente a favor das forças americanas,  britânicas e dos seus aliados.

As gerações mais novas pouca noção terão da importância deste acontecimento,  mas,  na verdade,  é que  determinou a diferença entre a liberdade e o fascismo cruel,  xenófobo e delirante de um louco como Hitler.

Neste  dia histórico desenrolou-se a maior operação naval e de desembarque de tropas da história mundial. Mais de cinco mil navios,  milhares de blindados anfíbios,  aviões de transporte,  bombardeiros,  caças e mais de trezentos mil homens estiveram  envolvidos na libertação de uma Europa que sufocava às mãos de Hitler.  Resultado: mais de vinte mil mortos dos dois lados  da refrega e o início do avanço das tropas aliadas em direcção a Paris e Berlim.

Nem consigo imaginar o que seria a vida caso os nazis tivessem vencido. Estaríamos nós condenados a ser perseguidos por loucos homicidas que tentavam a todo o custo colocar-nos em campos de extermínio  apenas porque não tínhamos olhos azuis,  porque tínhamos a pele morena ou gostávamos da pessoa errada...

Felizmente,  e como o destino afinal é mesmo assim,  o bem desta vez derrotou o mal. Pena que não seja sempre assim...
Fica um par de documentários em honra dos Heróis que deram as suas vidas para que outros pudessem continuar a viver em liberdade e com dignidade.

Obrigado.

Sem comentários:

Enviar um comentário