FÁTIMA,
**********************************************************************************
Este "Velho do Restelo Grisalho" que vos escreve, completará , brevemente, uma existência de vida, neste Globo Terrestre, de 90 anos, e, se Deus quiser, virá a ser BISAVÕ, como prémio oferecido por uma das suas queridas Nétinhas. Se ainda fosse viva. a minha saudosa Mulher ( Alvarina Teresa, ) viria, igualmente, a ser eleita BISAVÓ...
A saudosa e muito querida Alvarina, fotografando a sua irmã, Francelina. | ... |
Em Angola, depois de ter concluído o meu Curso Comercial, exerci grande actividade, tralhando , exemplarmente, em Empresas de elevado Capital, onde executei funções de grande responsabilidade, em matéria administrativa, bem como a de chefia contabilística, (documentalmente comprovado), tendo, na data da independencia de Angola, adoecido gravemente, por ter chegado quase que a uma cegueira. Tive que socorrer-me, por falta de médicos, na data, a tratamentos especializados só em hospitais em Lisboa.
Fui, pela direcção bancária, na data, ao cuidada de um Governo de Transição, Dr. Sauídy Mingas, no Banco Totta-Standard, de Angola em que estava trabalhando, como Chefe da Contabilidade autorizado a deslocar-me a Portugal, para tratamentos. Depois de ter recuperado, da doença de que fui, inesperadamente atacado, tentei regressar a Angola,,, mas... foi esta a resposta que recebi, do ex-Banco.
( a minha oferta de trabalho não foi aceite ). !...
Isto depois de um profunda actividade laboral exercida em Angola, durante muitos anos, sempre com honestidade e comportamentos exemplares, sempre reconhecidos, como aliás comprovam cartas que me eram dirigidas, em resposta aos meus pedidos de despedimento, contendo sempre, todas elas, declarações sobre minha elevada colaboração, sempre conduzida com êxito, honradez, e competência profissional. Eis algumas, que ainda mantenho guardadas...
**********************
Em Portugal, tendo , após o "exílio" forçado a que fui submetido, e em consequência da "Exemplar Descolonização", ainda exerci certos cargos laborais em determinadas Empresas, sediada em Lisboa, Porto e Faro, sempre a contento dos respectivos Proprietários. Acabei, devido a desconjunturas em certa medida de índole pessoal, pois sempre existiram pessoas invejosas, e incompetentes, com quem por vezes somos obrigados lidar ....que nos complicam a vida !.....
Fui, dadas as condições, posteriores, de índole proveniente da situação de saúde, colocado na situação de Reformado Bancário, com direito a uma simples pensão de reforma, equivalente ao salário mínimo e ao que recebe um Aprendiz da Banca. - nível de Admissão na Banca. Não aufiro mais nenhuma pensão ou qualquer outro rendimento monetário.
************************************************************************************
*****************
Carta que me foi dirigida, pela Segurança Social ISS, da qual reproduzo parte do seu texto..
"Assunto: Aumento extraordinário de pensões - agosto 2017.
O Orçamento do Estado para 2017 prevê um aumento extraordinário de pensões a partir de agosto, como forma de compensar a perda do poder de compra dos pensionistas entre 2011 e 2015..
O que vai mudar para si a partir de agosto de 2017 ?
A partir de agosto de 2017, o valor total que recebe de pensões será aumentado. Irá receber um aumento de seis euros em felação ao valor de pensão (ou pensões) que recebia em dezembro de 2016..
Assim tendo em conta o valor da actualização da sua pensão (ou pensões) em janeiro de 2017, a partir de agosto de 2017, passará a receber da Segurança Social mais 5,21 euros por mês. "
É com toda a gratidão , e respeito, que agradeço a cortesia desta missiva, subscrita pela Directoria de Seguranças Social do CNP, Exma Senhora Doutora, Maria Amélia Santos.
Como frisei no inicio deste blog, vim de África, Angola, na altura em que se deu a Independência da terra que me viu nascer.- Luanda.
Após várias e turbulentas discussões, que na data se reproduziam, face as dramáticas injustiças que se praticaram para com os chamados "Retornados", que vieram do Ultramar sem nada daquilo que adquiriram com o produto do seu honesto trabalho, e por um Despacho Ministerial, acabei por ser integrado no quadro de Pessoal do Banco Pinto & Sotto Mayor, e posteriormente REFORMADO pelo Banco Português , MILLENNIUM , BCP, auferindo o direito a uma pensão de reforma mínima no sector bancário.. E é a única pensão de que sobrevivo, após tanto trabalho, honesto e produtivo, que exerci durante anos, e anos, enquanto tive saúde e talento ....
Mas... ( há sempre um "mas" a escangalhar as coisas boas.... Então a subida de 1 € ( um euro) a um pensionista Sénior é justiça, ou humilhação ?1...
E se ainda fosse vivo, até Salazar se ria de tanta nobreza...
Que Nossa Senhora nos proteja no que considero ser um insulto...
E com franqueza....
Perdõem-me a sinceridade, mas considero uma "ofensa" o pagamento de 1 € ( um euro) de aumento a uma pensão, a um Velho Pensionista, que colaborou , com honra e dignidade, com a sua própria existência , trabalhando pelo esplendor , e progresso, da Pátria Portuguesa.
..
(continua).
Sem comentários:
Enviar um comentário