Receio "enfastiar" os meus queridos Leitores, com o recalcamento dos meus singelos blogs, na insistente repetição de temas que se relacionem com a nossa antiga "província ultramarina", denominada ANGOLA.
Creio que o "gigante Adamastor" que deu ênfase à inspiração das 24 estrofes do canto de Camões, nos seus Lusiadas, comparativamente, a nuvem clara e não tenebrosa que surge vinda de tão longe, que enche de alvoroço, agita, com o surgimento de novas obras literárias, o meu frágil "intelecto", que vem recordar bons, e os menos bons, momentos que delinearam as múltiplas, quase centenárias, celebrações de viragem de páginas dos 365 dias calcorreados pelo pacíficos calendários domésticos.
... a dita "nuvem", recentemente "descoberta" na vitrina de uma Livraria, é um Livro titulado "OS RETORNADOS MUDARAM PORTUGAL", cujo autor é Fernando Dacosta, e contém capítulos nos quais se relatam:
"POLÍTICAS AMBÍGUAS" - TABANCA E PROSTITUIÇÃO - VINGANÇAS GERACIONAIS - HORRORES INIMAGINÁVEIS - ÁVIDOS DE ÁFRICA - PONTE AÉREA - NINGUÉM OBEDECIA - LOUCOS E CRIMINOSOS - A GRANDE ILUSÃO - PÓS-CATÁSTROFE - RETORNAR NO TEMPO"...
... além de outras especificações relacionadas com a "exemplar descolonização"...
Faço estas referências apenas, pois existem, na obra, muitas outras para além das descritas.
Dou especial relevo a esta obra-prima, por conter, por experiência própria e na pele, situações semelhantes, vividas por mim, em Angola, terra onde nasci há perto de 90 anos !
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário