quarta-feira, 5 de junho de 2013

Português de Angola...

Transcrição:

BOLETIM  OFICIAL de ANGOLA
Suplemento
Segunda-feira, 30 de Junho de 1975 - I série -Numero 150
                                    
GOVERNO DE TRANSIÇÃO DE ANGOLA
Colégio Presidencial

LEI  FUNDAMENTAL.

TITULO  !!
Da Nação Angolana -  Capitulo !
Dos cidadãos angolanos

Artigo  8º
Constituem a Nação Angolana todos os  cidadãos a quem seja reconhecida a nacionalidade angolana nos termos desta lei, residentes dentro ou  fora do território  nacional.

Artigo 9º
1. São cidadãos angolanos todos os indivíduos nascidos  em Angola bem como os não naturais de Angola filhos de mãe ou de pai angolano.

3. Os indivíduos nascidos em Angola que não  queiram manter a nacionalidade angolana deverão declarar através de documento escrito a sua renúncia. Esta declaração deverá ser feita até um ano após a proclamação da independência. "


                                                       
******************************************************************************

Foi nestes termos que o Governo de Angola, editou, através do Boletim Oficial, acima transcrito, quem era angolano ou não era angolano. O autor deste programa, nascido em Angola e filho de Pais Portugueses, nascidos em Portugal, a saudosa Mãe em Vila Franca de Xira e o saudoso Pai, em Lisboa (Alcântara) não renunciou ! Portanto considera-se um Português de Angola!

Vulnerável a tudo quanto se relaciona a boas relações que entende se mantenham, mesmo depois da Independência de Angola, toda a literatura que venha a publico, que "fale" de Angola, não lhe passa, de forma alguma, despercebido.

O escritor português Fernando Dacosta acaba de lançar nas bancas livreiras nacionais, um Livro sob o titulo "Os Retornados mudaram Portugal"



 Com todo o respeito e a devida vénia, transcrevo o que logo na capa, do referido livro,  vem inserido:..." Como sucedeu nos anos 70 com os vindos de África, a raiva vai fazer-nos, agora, levantar  e avançar - pois o Portugal que nos querem impor é um país de ignomínia."...

Não são meus propósitos fazer juízos de valor quanto ao conteúdo da referida  publicação, mas uma sintonia é certa:  De entre os que vieram "escorraçados " de África, e já lá vão decorridos quarenta e tal anos, veio ao Mundo muita Gente Jovem, que, felizmente, não sabem o que é resultante do troar dos canhões, metralhadoras, catanas e assassinatos praticados por volumosos grupos "infernais"..

E que Deus os proteja, sempre de tais "infernosos" e mortais
instrumentos mutilantes.



De realçar, também, o seguinte, que se transcreve, com cordialidade, inserido na contra-capa:


..."A expulsão dos portugueses de África será  tão grave para África como a expulsão dos judeus de Portugal foi para Portugal", Agostinho da Silva.


" A maior influência dos retornados na sociedade portuguesa  vai dar-se quando os seus filhos crescerem e tomarem o poder. Preparem-se, porque vão fazê-lo !", Natália Correia.



Ponto final, por enquanto !!!  ...

Tá?!....

Sem comentários:

Enviar um comentário