Como sempre, despertou-me curiosidade, a anunciação de que a Revista "Sábado" acaba de revelar, relativamente a histórias de Angola, incluídas no livro "O Poder Angolano em Portugal", a ser lançado brevemente, em que o aitor, Carlos Filipe relata nas suas 115 páginas, acontecimentos no mínimo interessantes.
Anseio que semelhante obra literária surja nas bancas, pois adquiri-la-ei de imediato. Passo, no entanto, a tecer algumas considerações sobre certos escritos inseridos na dita Revista, na página nº 67.
Começo por ordenar, pela ordem sequencial, os títulos com que são referenciados os assuntos, na dita página: Assim temos:
" SEGURANÇA À MODA JUGOSLAVA
Explica o autor que uma regra de segurança aprendida na ex-Jugoslávia, onde se formaram muitos quadros da inteligência militar angolana, consistia em deixar o telemóvel à porta de entrada do recinto de reunião do núcleo duro, o que passou a ser também norma estrita, actualmente, para se ter acesso ao Palácio da Cidade Alta, em Luanda. No tempo dos Governadores-Gerais da Província de Angola, o acesso aos Governadores era tão simplificado, e embora com alguma compreensível segurança, nunca foi impedimento nem se se sujeitava a qualquer tipo de inspecção preliminar. Era livre...
O ROLLS DA MULHER DO GENERAL
"A influêcia de Kopelipa em Portugal exerce-se de forma discreta, ao contrário do protagonismo da sua mulher, Luísa Giovetti, que durante as suas estadas em Portugal se faz transportar num Bentley 3 W ou num Rolls Royce Ghost Family, avaliado em 250 mil euros, lê-se no livro " (SIC).
O ATRASO DE DUAS HORAS
"Em Fevereiro de 2011, com as tensões no máximo entre portugueses e angolanos pela tentativa de venda da posição da ENI na Galp ( 25%), José Sócrates intervei para conciliar posições. Mas causou irritação ao adiar por duas horas uma reunião com o então ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente de Angola" (SIC).
MANUEL VICENTE, O PRIMO
Apenas se ressalta, neste extenso capitulo, o seguinte:
"..mas apesar de Manuel Vicente ser apontado como o próximo Presidente, os dois têm divergências clubísticas: José Eduardo dos Santos é do FC Porto e Manuel Vicente do Benfica" (SIC)
COPOS-DÀGUA COM ULRICH
Devido à enorme extensão, quanto ao que se relata alicerçado sob este titulo, e para que se salvaguar de qualquer tom no sentido depreciativo, devido à natureza dos assuntos delineados, remete-se, para futura leitura da obra literária que aqui se evidencia, e desde já se declara, este programa "bloguista" não tem a mínima intenção prejurativa nem sentido algum depreciativo, para com ninguém. Valeu ?!...
Tão somente foi por ter surgido a palavra "ANGOLA", Terra onde nasci, já a caminho dos noventa anos.
BEM HAJAM, tanto os Angolanos nascidos em Angola, ou em Portugal, bem como os Irmãos Portugueses nascidos em Angola ou em Portugal, de Luís Vaz de Camões (Lusíadas)..
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário