Atravessámos o período "após férias", que agitou a classe estudantil (e não só...) com mergulhos nas praias, passeios pelas montanhas e desertos, visitas a museus, corridas e desafios desportistas, reuniões de convívios, etc. etc, não esquecendo os agitados e semi-conflituosos encontros Benfica/Sporting, em que, no fundo, o outro bem tinha razão em dizer que... o povo é sereno...
Passando à história ex-contemporânea, sugiro, tanto aos que virão ocupar novas cadeiras no ensino como àqueles que terão que repetir a mesma matéria incutida em ano anterior, que não desanimem, pois vou contar-vos o que se passou comigo, quando fiz o exame de admissão aos Liceus, numa sala repleta de examinadores e examinandos, no Liceu Camões, em Lisboa, em que, pela primeira vez, li num placard, à frente do meu nome a palavra REPROVADO !
Sempre fui um dedicado aluno, e tenho guardados, como recordação, diplomas em que provam ter sido, sempre, um excelente aluno, e muito respeitador.
Constituía uma das principais provas para apreciação e decisão final, para aprovar ou reprovar o examinando, a redacção que se basearia nos desenhos formulados e comentários apresentados no caderno da prova sob os quais haveria, por parte do aluno, que historiar o significado que as ditas figuras lhes parecesse , como sendo o mais adequado. E aqui está a minha inocente"burrice".
O desenho constava de um cão, já idoso, que pela boca, saia-lhe uma forte saliva e que a cauda estava estranhamento caída, e que tinha bem perto, um menino, que, pelo tamanho, deveria ter uns 10 anitos, a fazer festinhas, no focinho do bicho. E o que pensei e dei titulo a minha redacção, com base nas figuras desenhadas: "Não devemos fazer mal aos animais.."
E querem saber a razão pela qual reprovaram-me , no exame ? Pois o titulo que pretendiam como o acertado ? Simplesmente porque errei porque em vez do titulo "não devemos fazer mal aos animais", deveria ter escrito, antes, a palavra que me levaria a ser aprovado no exame: - "A RAIVA" !....
Sabia lá eu, naquela idade, saber qual o sentido e sintoma da doença canina ???...
O que mais me interessava era aprender a matemática, e saber escrever a língua portuguesa.
Ainda guardo, como recordação, alguns livros de ensino primário, em que o "F" escrevia-se "Ph" e já não chegarei a tempo de me habituar ao o novo acordo ortográfico.
No tempo das Caravelas de Vasco da Gama, havia Alunos que desconheciam o que era uma bomba atómica, mas, presentemente já há Estudantes que, através de instrumentos escolares, como por exemplo, os Livros, que estudam o meio de eliminar tais catástrofes destruidoras.
Tá?!
Sem comentários:
Enviar um comentário