Quando me sentei frente à escrivaninha, tive curiosidade em ver o que estava registado na dita cassete, e... que espantosa curiosidade, que muito me chocou !...
Em Luanda (Angola), em Julho de 1959, a convite, ingressei nos quadros de pessoal numa importante Empresa Internacional, como chefe e responsável do Departamento de Contabilidade, (Laboratórios Pfizer de Angola, Lda), afim de ir substituir o ex-Encarregado do mesmo Sector, que, a Policia do Estado, o prendera, na altura, porque vieram a descobrir que o mesmo fazia parte de um Comité politico, com elevado e importante cargo, para a futura independência de Angola.
Certa manhã, estando eu a trabalhar no escritório onde exercia as minhas funções contabilísticas, batem-me à porta e, o que vejo entrar: ... Um Senhor, de tez morena, ainda jovem, acorrentado, que vinha acompanhado por dois Policias do Estado, porque me queriam, simplesmente, conhecer.!
Feitas as despedidas de cortesia, mas estranhando tal e inesperada visita, fiquei a saber, mais tarde, que era um importante elemento de um Partido, denominado MPLA.
Qual não é agora o meu espanto, ao rebobinar a cassete encontrada no chão, continha o registo televisivo de actos políticos decorridos já há longos anos, em que figurava uma entrevista que fora realizada numa reunião em que estiveram presentes o Senhor Presidente da Republica e o Senhor Primeiro-Ministro de Portugal, e relativa a um Congresso onde estiveram, reunidos Elementos do Governo de Angola. E, de entre os entrevistados, destacou-se o tal Protagonista, que me visitara anos atrás, no meu escritório na Pfizer, e que nunca mais tive noticias de tão importante Figura Governamental: Sr. André Franco de Sousa.!..
(Ressalvo, porém, eventual ou incorrecta imaginação, pois a semelhança é indecifrável)
Sem comentários:
Enviar um comentário