sábado, 13 de junho de 2015

Os filhos e os enteados da Nação.

O costureiro...
Fui surpreendido por uma curiosa notícia, a qual revelava a atribuição de uma condecoração ao estilista Carlos Gil,  conhecido também por ser o costureiro da primeira dama de Portugal,  Maria Cavaco Silva, por  parte do marido desta última,  o Presidente Aníbal Cavaco Silva.


Este facto está devidamente documentado pela cobertura noticiosa dada  às comemorações do  último 10 de Junho,  data em que o Presidente atribuiu o referido louvor.

... e os Militares !
Sem querer menosprezar a figura e o trabalho desenvolvido pelo estilista, do qual, de resto, jamais ouvira falar (o que acredito ser comum a muitos portugueses), não deixa de ser curiosa a coincidência materializada no facto de este Senhor ser costureiro pessoal da Esposa do Presidente. Terá sido um prémio por aturar tão exigente cliente ?

É público o conflito que tem colocado frente a frente  Presidente e Militares. Será esta mais uma acha para a fogueira ?   Coloco-me no lugar  de um militar que dá o peito ás balas,  literalmente,  em missões em cenários de guerra no estrangeiro,  em representação do País,  e começo a pensar se valerá a pena correr tantos riscos em nome de um País e de um Chefe de Estado que na hora H se esquece de tais actos,  preferindo recordar quem cose os trapinhos que a Excelentíssima Esposa carrega sobre o seu esbelto corpinho.

O Presidente tem tido  alguns problemas de saúde,  como demonstrou o desmaio relativamente recente durante um discurso. Estas perdas de memória que quase se  dirão selectivas,  não abonam a seu favor. Repito,  sem nada que me mova contra o supracitado costureiro, na minha cabeça de quase noventa anos custa encaixar a ideia  de que merece mais louvor quem pega numa agulha  e num dedal do que aquele,  ou  aqueles, que empunham uma arma em nome da defesa do  País. Estarei errado ?

Tá?!...

1 comentário: