Carmo Ferreira...
Há muitos anos, este nome Carmo Ferreira, soou por terras de Angola, em vários Distritos, por ter existido um Grande Homem, impulsionador de uma sã e digna vivência entre gente trabalhadora, de várias origens epidérmicas diferentes, que, em comum, e sob sua orientação, deram inicio a construção e edificação plena, de uma parcela na África Ocidental, que hoje se chama ANGOLA. Foi a exploração mineiro, caminhos de ferro, administração pública, agricultura, obras públicas e conotações de índole religiosa, sobretudo católica. Essa figura, foi o meu saudoso Avô, Joaquim do Carmo Ferreira, que me incutiu, logo no inicio da minha juventude, na idade estudantil, que me orientasse e seguisse sempre, ao longo da vida, pelos divinos princípios da igualdade, respeito, dignidade e honra.
Hoje, sepultado em Nova Lisboa, Angola, onde jaz, aquando do seu funeral, sob o hino nacional e a coberto da Bandeira de Portugal.
Circunstâncias normais que o curso da vida impõem, a qualquer um, foram-me conduzindo, posteriormente, passo-a-passo, e em década-em-década, para diferentes pontos territoriais de Portugal, e, actualmente, fico aguardando que Deus me conduza, naturalmente, para debaixo da terra, em Olhão, atendendo à idade que já vai pesando....
Surgiu-me, um dia, a ideia, de entre muitas outras, que a velhice contempla, de tornar "viável" um hipotético encontro e reencontro, familiar, da maioria dos descendentes directos da linha Carmo Ferreira, então espalhada por esse mundo fora..
A sugestão pegou, e por via do incremento e intervenção dos filhos, netos, netas, tios, tias, primos, primas, sobrinhos, sobrinhas, e... por aí fora, heis que, resultou, no que, as próprias imagens espelham, num convívio realizado em Sintra, com perto de trezentas presenças, em que a própria imprensa se interessou em publicitar (v. "Brisas do Sul"), que, talvez tenha sido por essa via que o evento chegou ate ao conhecimento de residentes no Brasil, Estados Unidos da América e... Europa.., de quem tenho recebido felicitações.
Que grande lição de Amizade e Amor, que se presta ao Mundo...
e... no meio dos NETOS E NETAS... o mais velho de todos ...o Armando (e a sua cadelita)..
Bem hajam. Inédita confraternização...
Tá?!.
Sem comentários:
Enviar um comentário