Com todo o respeito e devida vénia, extracto parcial inserido na obra literária acima |
Como prenda de Natal, no presente ano de 2013, minha encantadora Filha, Mãe de três lindas minhas netinhas, ( que, felizmente, e Graças a Deus, me saíram na rifa ) - , ofereceu-me esta colecção de livros, por saber que sou um apaixonado, permanente, por quaisquer obras que se relacionem com a terra onde nasci, tal como Ela, em Luanda (Angola).
Obra surpreendente, onde a Voz e a Escrita dos Protagonistas da Guerra em Angola, relatam , com emoção e dureza , desde os actos de carnificina e de crueldade praticados ( de todos já conhecidos)que ejectaram o inicio da Guerra, na então maior "Província Ultramarina Portuguesa" em Africa ... a grande e rica ANGOLA.
Integram estas excelentes obras, por exemplo, fotos da chegada do primeiros soldados a Luanda (1961), a que eu assisti, bem como o embarque de tropas no navio "Niassa" com destino ao porto de Luanda, em 1961, o regresso do navio "Santa Maria", no cais de Alcantara, em 16 de Fevereiro de 1961, o caso de Nambuangongo, como relato de muitos dados historicos, que culminaram com a independência, daquele território africano, como todo o Mundo sabe, a 10 de Novembro de 1975, depois de 500 anos de presença dos "valerosos" ( termo de Camões, nos Lusíadas) PORTUGUESES.
Sempre me contaram, que a luz eléctrica que nos ilumina , a Todos, independente da coloração da nossa pele, ou credo, . é constituída por fases, positiva e negativa, pelo que, se não fosse isso, nunca teríamos LUZ.
Mas, não nos esqueçamos que basta surgir um rápido "Curto Circuito" para que fiquemos, de imediato, privados desse bem Eléctrico. !!!...
Há episódios nesta obra que relatam actos praticados por terroristas , com muita crueldade. e, inversamente, também contem episódios de condução da administração governativa e de grande e elevada heroicidade de patriotismo, por parte de Altas Figuras Militares, Marítimas e Civis, em todo o Processo.
Só que, na perspectiva de muitos honrados cidadãos, houve quem se sentisse vitimas de um "curto circuito" qualquer, que conduziu Angola à hediondo " exemplar descolonização".!
Tá?!.....
Sem comentários:
Enviar um comentário