quinta-feira, 22 de junho de 2017

Trocas, baldrocas, confusões e previsões...

De repente todo parecem de acordo:  o incêndio em Pedrogão Grande terá tido mão criminosa. Não é de admirar...

Como em tudo na vida,  também aqui o dinheiro fala mais alto. Entre os madeireiros que compram madeira chamuscada  ao preço da uva mijona  mas que,  na prática,  acaba por poder, depois de  ser  raspada como uma torrada que deixámos esquecida na torradeira,  ser vendida quase ao mesmo preço  da madeira normal,  passando pelas empresas que alugam ao Estado os meios aéreos ou pelas empresas que vendem os materiais e acessórios de combate aos incêndios,  muitos ganham milhões à custa dos fogos. Custa ouvir,  custa dizer, mas todos pensam o mesmo, apesar de,  quase sempre,  ninguém falar  disso.

O inferno na Terra,  mas o Paraíso para alguns...
 Entretanto,  ao que parece,  terei sido  induzido  em erro,  certamente como muitos outros o terão sido. Numa reportagem televisiva  na qual sua Excelência, o Presidente da República  Portuguesa, professor Marcelo Rebelo de Sousa, era entrevistado,  surgiu em rodapé a inscrição "AVIÃO DE COMBATE A INCÊNDIOS  DESPENHA-SE". Dadas as minhas limitações auditivas deduzi que o Presidente estaria  a ser entrevistado motivado por essa ocorrência. Parece que,  afinal,  seria apenas uma daquelas mensagens que as televisões gostam de emitir projectando notícias  das quais irão falar mais à frente nesse serviço noticioso. Acredito,  apesar de tudo, que não terei sido caso único. E assim se criam boatos e falsas notícias,  que,  demasiadas vezes,  ajudam a vender jornais. Mais uns que também ganham com tudo isto...

Enfim,  muito se fala sobre o que  fazer para evitar tragédias incendiárias como a que ocorreu agora em Pedrogão Grande. De novo, digo,  só se lembram de Santa Bárbara quando troveja. Daqui a uma semana já ninguém se lembra,  distraídos por mais um jogo do Ronaldo   e para o ano  há mais...

Assim esta profecia do "Velho do Restelo Grisalho" não se cumpra. Queira Deus,  Santa Bárbara e todos  os Santos no Céu.

Tá?!...

1 comentário:

  1. Chegou a ler-se em rodapé, no mesmo instante em que a TV programava, que o avião tinha caído no incendeio quando o Senhor Presidente da Republica no preciso momento discursava... Teria sido uma coincidência momentânea, que levou muita gente a crer que era noticia do Próprio Senhor Presidente.

    ResponderEliminar