quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O velho Siroco...

Sempre ouvi dizer "cada terra com o seu uso, cada roca com o seu fuso". Olhão, região a sul do Pais, na zona Algarvia,  também não faltou à regra. Região com os seus próprios costumes e tradições Tem histórias de encantar, como a da partida de valentes pescadores a caminho do Brasil, na caravela "Bom Sucesso", afim de dar a boa noticia ao Rei exilado, no Brasil,  D. João VI,  da expulsão das tropas  francesas, invasoras do nosso Pais, comandadas por Junot, subalterno de Napoleão. Dai renasceu  a independência de Portugal. Mas no meio deste turbilhão de acontecimentos  históricos, renasceu um caso, particular, muito curioso, que passo a descrever, baseando-me em contos relatados por Pessoas  altamente entendedores de todo o processo.

...O conjunto Residencial SIROCO...


História:

Pouco a pouco a história do SIROCO começou a surgir. Segundo indicações que se conseguiram obter, a construção do chamado SIROCO foi por volta de 1965. Inicialmente foram construídos o CARAVELA  e o GALEÃO. O NAU só foi construído mais tarde, por volta de 1974 e quando estava já na sua fase final ocorreu o 25 de Abril. Com receio de uma passagem para um regime comunista os donos do SIROCO  fugiram para o Brasil e deixaram a obra inacabada.
Com a vinda dos "Retornados" havia uma necessidade de alojar grandes números de pessoas e o edifício NAU era a solução perfeita para o alojamento de pessoas chegadas a Portugal, oriundas de Angola,  sem nada...
Isto é o que se conta e, até a própria  Internet traz a lume estes acontecimentos.

O SIROCO é um complexo habitacional composto por três blocos, Caravela, Galeão e Nau.
Na entrada de cada edifício existem uns grandes mosaicos de azulejos pintados representativos das embarcações às quais foram buscar os nomes.

Tinha um jardim, duas piscinas (agora inutilizadas),  campo  para tenistas,  restaurante, discoteca... tinha tudo, naqueles tempos ...

Do terraço destes edifícios, colhia-se uma vista espectacular sobre o mar, e via-se  Espanha..
Entrada do bloco Caravela

Entrada do bloco Galeão


Entrada do bloco Nau


O jardim e as piscinas... (hoje destruídas !)


Mergulhando na piscina... 

Uma curiosidade: A dois metros da piscina, existia um poço, que abastecia as  piscinas. Era uma água tão boa, que se chegou à conclusão que competia com as águas do Luso.!

Os autores desta construção (diabólica, mais tarde !!!) que,  segundo  se  constava, eram  pessoas endinheiradas, civis, militares e da Marinha, alguns industriais e comerciantes de Angola, que, face aos acontecimentos de que toda a gente se lembra (25 de Abril), puseram-se a "milhas", como é costume dizer-se na versão popular.

Com o andar dos tempos, muita coisa se "desenrolou" ... Surgiram, entretanto, os "Poderosos" ,  influentes locais de advocacia, que se aproveitaram dos meios confusos, que iam surgindo, para  se  apropriarem de tudo, fora dos trâmites legais, de apartamentos,  e sua utilização, com estratégias  subalternizadas sob o ponto de vista egoísta.

Ao longo dos anos, muitas aquisições passaram, a ser legalmente, para a posse  dos próprios residentes  e serem  proprietários de  apartamentos, que se foram transaccionando, já pelas vias legais

Todos os inquilinos proprietários de apartamentos, tinham direito de acesso às  piscinas e a todos os locais aprazíveis do rico jardim. Era  através de um Cartão, que éramos  autorizados a entrar e usar livremente todos  os apetrechos de divertimento e descanso.

Um exemplo - o meu próprio cartão
                                                        

Mas... há sempre um mas...

As administrações  de cada edifício eram escolhidas aquando das Assembleias de Condomínios,e,  durante longo tempo, tudo corria  às mil maravilhas, até que houve, desentendimentos que conduziram a um estado de "putrefacção".

Inclusivamente, chegou-se ao ponto de ter havido um descalabro, que resultou no que a imprensa anunciara:


A imprensa e televisão reagiram fortemente, na época.


Ordem   do poder Policial para as prostitutas abandonarem  os apartamentos em que viviam:

"...  têm  24  horas  para  abandonarem  os  apartamentos"

..
Mais tarde, a frequência, um tanto desbaratada, começou a sentir-se, e vários proprietários agiram de forma a que se impusesse   uma  "reforma" de  molde a fazer um "apagão" à  recente invasão da prostituição.  E daí, o Governo ter ordenado, e muito bem ... "NO OLHO DA RUA",  porque  os moradores ja se começavam a sentir  prejudicados com o mau ambiente que se ia acumulando com os  indesejáveis e recentes "visitantes" nocturnos.

Hoje, apraz-nos de novo, apreciarmos um bairro tranquilo, sossegado, onde inclusivamente existe uma Igreja, bem perto uma Escola,  e um comércio activo que satisfaz  e beneficia a existente boa clientela.

 Tá?!...

7 comentários:

  1. Acho que estão a recuperar o siroco. Se voltar a ficar como nas fotos vai ser um espectáculo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa tarde, que saudades desse tempo. Ainda me lembro bem de brincar com a Sissi, e irmos a praia com a Su, o avô delas e as minhas irmãs. Lembro me de como a minha irmã Mara e a Su eram unha e carne.

      Eliminar
  2. Boa tarde!!! Obrigado...
    Sem querer encontrei este blog e fez-me reviver tanta coisa boa, os meu avós vieram retornados de Angola e ficaram a viver nos apartamentos Caravela, eu e a minha irmã todos os anos passávamos cerca de 3 meses no Siroco desde os nossos 7, 8 anos neste momento tenho 37, fizemos tantos amigos alguns moradores e outros como nós que iam só de férias, o que me lembro dessas piscinas das brincadeiras dos jogos de cartas e das conversas à noite à beira da piscina, daquelas cadeiras feitas em fibra onde se deitávamos para apanhar sol e á noite para ver as estrelas, se o tempo voltasse atrás tinha tentado disfrutar mais, que saudades era tudo tão perfeito, mas sim recordo-me de mais para a frente o ambiente nos apartamentos Nau começar a degradar, enfim gostava que os meus filhos tivessem o mesmo privilégio que eu. Fica a recordação e as fotografias que tenho guardadas. Mais uma vez obrigado por me fazer voltar atrás há muito tempo que não pensava nisto e foi bom reviver um pouco :)

    ResponderEliminar
  3. Bom dia { Siroco }
    Ontem visitei a zona intencionalmente na possibilidade de poder adquiri um apartamento nesta zona.
    Pelos contatos tidos com alguns conhecidos e colegas de profissão face a imagem das conversas encontrei de tudo.
    A resposta que mais me fascinou em todas respostas foi,vais passas a tarde e vez e resumo no seguinte.
    Não conhecia fascinou-me na rua o ambiente e a normalidade das pessoas parecendo o meu Alentejo.
    Nestes meios as pessoas arranham-se mas também quando e' preciso quem da com a mão também da o pão.
    Farto dum meio e duma sociedade de valores que pouco valem alem do parecer decidi continuar a opção compra nesta zona pelo especto rua a sua naturalidade ,aquilo que cada um de nos por vezes ouve e vê pelas nossas opções.
    Na parte que concede ao Edifício Nau, nas partes exteriores quando cheguei fiquei com reticencias, fascinado pelas partes comuns no interior do mesmo edifício rendo-me pela diferença,simples e de tirar o chapéu.
    Gostaria dalguns pontos de vista diversificados positivos ou não ,a fim de tomar uma iniciativa pessoal e definitiva relacionada com o perfil do pensamento a que me dispus visitar o local.
    Obrigado a todos
    bom dia.
    André Rosa .
    Zeandrerosa@hotmail.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se comprar atenção às dívida do condomínio.
      Aconselho a comprar se já tiver o contador da luz à porta. Houve apartamentos que por terem dívidas não tiveram a obra feita e nenhum dos outros condóminos vai pôr dinheiro para fazer as dos outros. Eu tive esse cuidado.

      Eliminar
  4. Adquiri recentemente um apartamento no Nau. É das zonas de Olhão onde a qualidade/preço vale a pena (mas atenção, somente no Nau. O Galeão e Caravela é de fugir).
    Por fora infelizmente como deixaram colocar marquises sem regra, a arquitectura ficou completamente destorcida, mas é assim em todo o nosso Portugal, o pessoal gosta de marquises...
    Por dentro, não tem nada a ver com os outros dois blocos, está muito bem conservado, os elevadores (funcionam os dois) estão impecáveis e até tem internet wi-fi para o prédio inteiro bem como um sistema de videovigilância com alvará. Em termos de ruído, situação que me alertaram, não tenho nada a apontar nestes 3 meses que cá moro. Muito calmo e sempre limpo (empregada de limpeza diária).
    Posso dizer que o meu apartamento custou mais 6 mil euros relativamente a preços que me pediram no Galeão e no Caravela, mas valeu bem a pena.
    Ainda não percebi foi porque é que o Nau está tão bem conservado e os outros dois blocos são de fugir...

    ResponderEliminar
  5. Será pedir muito ao sr.administrador que envie o relatório da última assembleia?? É que falou-se num aumento “ pontual “ das quotas!!! Até a data , e como era habitual,não recebi a cópia da acta pelo que não sei se a proposta foi aprovada e qual foi o aumento . Como é do conhecimento da administração já paguei o ano todo .Agradecia que se dignassem dar cumprimento a este meu pedido . Obrigado.

    ResponderEliminar