quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Um chuvilho de memórias....

Fiquei agradavelmente surpreendido com a publicação que o jornal "Brisas dos Sul" teve a gentileza de inserir na edição aqui fotocopiada, de um artigo, de minha autoria,  redigido, como muitos outros, no largo espaço que a Internet disponibiliza no sector que  dedica a "bloguistas".

Artigo publicado na página 9 da edição nº 170 do jornal "Brisas do Sul"- Olhão.

  Início do SIROCO.(Piscina e jardim).
Panorama geral, mais actualizado...

Sendo o objectivo que a Direcção deste jornal pretende atingir, que é o de contribuir  para o desenvolvimento económico e cultural de todo o espaço regional, em benefício das populações em geral, entendo que, desde o momento que se possa  dar uma "ajuda", nesse sentido, o enriquecimento  que provenha da colaboração (não tendenciosa) de mais outras dignas  fontes, seria louvável.

Nessa perspectiva, julgo não ser "extemporânea" a prosa deste meu artigo, pois pretende-se apenas adicionar mais alguns factos que compõem o "historial do Siroco", não inseridos no texto em presença.

Um factor de real importância, que na conturbada época da chegada dos "Retornados",  das ex-Colónias, que vinham sem nada, era a questão de onde colocá-los nesta emergência.

O IARN resolveu o problema, na altura, dramático, optando por instalar  Pessoas, de qualquer jeito em pensões, hotéis e residenciais, um pouco por todo o país. No caso presente de "Retornados" que se dirigiram ao Algarve, mais concretamente para a cidade de Olhão, uma das escolhas recaiu sobre "encaixar" os "desalojados" nos apartamentos do SIROCO que pudessem albergá-los, mesmo que fosse em regime temporário, como o foi, realmente, na generalidade...

Diz-se que uma imagem vale mais  que mil palavras...

Pretendo com esta versão incentivar a ideia de que melhor do que vem relatado em publicações anteriores, procurar nos mesmos as fotografias que se anexaram, pois através delas colhe-se melhor e fica-se com  melhor ideia  do que foi vandalizado e destruído em tão reduzido tempo... Por causa da "ganância", estupidez e muita malvadez, que uns tantos Poderosos acabaram por vir a destruir, o que já estava prestes e a caminho de vir a ser um Paraíso - O SIROCO.

Enquanto residente no Bloco Nau, durante longos anos, em que inclusivamente, no percurso de  uma longa permanência  familiar, em apartamento particular, adquirido na base de um empréstimo bancário,  em que prestei, gratuitamente, uma assistência administrativa, tive o grato ensejo e prazer de conhecer novos Amigos, com quem  mantive sempre uma boa e excelente vizinhança, com inclusão de jantaradas,  festejos de aniversários e  passeios na Ria Formosa em barcos particulares, a convite dos seus proprietários. Tudo filmado através da maquina de filmar, inseparável!

Como em tudo na vida, também chegou a  viver-se  momentos de "dor",  como o caso de uma Senhora,de meia idade, residente num apartamento do  mesmo Bloco, que se lamentava de ter que passar a viver isoladamente, mercê de conflitos de índole familiar. Certa manhã, a policia foi alertada, pois a dita Senhora fora encontrada do lado de fora da porta de acesso à piscina, enforcada com uma corda ao pescoço. Meteu pena, coitada. Que Nossa Senhora lhe dê o descanso etéreo.
.

Nota: Por não  me pesar na consciência ter praticado algo "condenável", aqui fica, livremente, o meu testemunho, via este pequeno cantinho, na imensidão virtual da internet, o blog VELHO-LUANDENSE.BLOGSPOT.COM.

Bem-hajam!...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário