quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Hábitos perdidos..

Em conversa com um amigo, uns anitos mais novo,  nascido na já longínqua década de  70,  do século passado, apercebi-me de algo curioso: hoje as crianças e jovens vivem isolados num mundo ligado por cabos e fios. Brincam entre quatro paredes,  de olhos vidrados olhando para écrans de tamanho variável. Mesmo quando se encontram fisicamente é vulgar vê-los  sentados lado a lado,  boca fechada,  matraqueando mensagens em vez de se olharem, nos olhos,  e trocarem palavras ditas.

Antigamente havia o peão.  Hoje há a consola dos jogos. Antes tínhamos a bola,  de trapo,  de couro,  de borracha ou plástico,  hoje serpenteiam em relvados digitais,  sem saírem do lugar. Noutros tempos riam, choravam,  falavam. Agora trocam bonecos inexpressivos,  de significado duvidoso.

A geração de 70/80 foi a última geração analógica, mas nem por isso se divertiam menos. Bem pelo contrário, a diversão era sempre garantida,  no meio de outros meninos e meninas,  sujos de lama e terra..Hoje é a criança digital,  sentada no sofá,  cuidando do cãozinho que tem dentro do telemóvel. Tempos estranhos, estes,  não acham ?

Sem comentários:

Enviar um comentário