quinta-feira, 5 de outubro de 2017

O que na época do meu nascimento, 1928, era inexistente...

Nasci nesta casa, a 12 de Abril de 1928,  em Luanda (Angola), no Bungo, a poucos metros do mar, onde hoje está edificado um dos maiores cais acostáveis marítimos, na costa ocidental  de África. na  larga bacia de água salgada, existente  em Luanda.


O Autor,  ainda  jovem e solteiro no local de nascimento.

Nota adicional  a este  blog, no dia  imediato  à emissão do mesmo, pela seguinte razão: acabo de ler mails  que Amigos visitantes dos meus blogs me enviaram,saudando-me pelo o que escrevo e conto acerca dos tempos antigos. Já agora, aproveito para dar-vos conhecimento que tenho muitas filmagens feitas neste local, em que, nalgumas delas, ainda se vê o comboio a passar por aqui, pois bem perto existia a estação dos caminhos  de ferro, e, por vezes até chegava a falar com o condutor do longo comboio, que nessa altura, ainda atravessava a meio da cidade de Luanda. Já se conta as pessoas visitantes  deste  blog  - número de visitantes registados até ao  momento ...  420.. (quatrocentos e vinte ) É um recorde !.
.....
Esta casa era proprietária, naquela altura,  da Companhia  Telegráfica  MARCONI, onde meu saudoso Pai, era chefe de Serviços , e residente...Era através da Marconi que se estabeleciam as comunicações com o mundo, pois nem sequer havia comunicações aéreas e muito menos televisões.


Hoje,  Armando José,  viúvo em , consequência do falecimento da  que  com  quem  se casara,  há sessenta anos, na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda, e que, regulando-se pela rigidez  das Leis da Natureza, procura  ferozmente combate-la, (a solidão),  confrontando-se  com  um  triste  isolamento, e solidão, (para não endoidecer...) causado  pela  infeliz, e inesperada,  situação de viuvez,  refugia-se  num entretenimento, que, noutros tempos  não existia - a informática , com todas as suas capacidades técnicas e informativas.

O dia do enlace matrimonial.

O Autor com a sua bengalinha auxiliar, mas já em 2017..
O  "Velho do Restelo Grisalho"..
Contudo, não deixa de ser certo, que, felizmente, o excelente apoio Familiar, nunca deixou de existir, após o falecimento da que mais amei na vida, a minha saudosa  Mulher (Alvarina Teresa).
,
                                   A saudosa e encantadora Esposa ( Alvarina Teresa)- ja falecida.

Pois este aventureiro, actualmente um Reformado Bancário, residente em Olhão, apesar de os  90  (noventa) anos, que espera ainda poder festejá-los, quando nascido em Luanda, era assim...

O Autor com o Pai (Domingos José)  e a Mãe ( Maria Helena), já  falecidos..

O Autor (mencionado num blog) ainda  bebesito...

mas agora deu nisto ...

Está surdo que nem uma porta...
Este "Velho do Restelo Grisalho" ainda convive com bastantes Amigos,  e ex-Colegas Bancários, que muito o estimam, e, até chega a ter publicações no jornal "Brisas do Sul", no Algarve (Olhão), onde reside, e como sempre foi um aficionado mestre em fotografar tudo e todos, possui uma espécie de estante, onde guarda a publicação dos seus blogs, entre as quais residem  imagens inéditas, algumas até conseguidas não só na sua Terra Natal (Angola), como em  várias  partes do Mundo, por onde  viajou, quer em serviço laboral como em  passeios turísticos.

Por exemplo, este blog  contém factos e acontecimentos ocorridos em Angola, alguns de tal maneira impressionantes, como  em certos momentos relacionados com a "Exemplar Descolonização"

Relata situações  incrivelmente dolorosos. "No tempo em que se cantava  "Angola é Nossa"...

Ficara como herança para os Vindouros  ARQUIVO HISTÓRICO E INIGUALÁVEL
 É um "Espólio" que foi sendo criado para passar o tempo de solidão, que a inesperada viuvez causou.  A base de todo o seu conteúdo  literário.  esteve, no inicio,   no  aproveitamento de filmagens e fotos que foram obtidas há já muitos anos atrás,  alguns factos até já com idade semi-centenária. Contem relatos inacreditáveis,  em certos casos passados  em continentes  diferentes.  Sempre fui um ingénuo Repórter,  de trazer por casa,  independentemente  da capacidade que sempre tive de administrar, profissional e  contabilisticamente, empresas  nacionais e estrangeiras de categoria universal, com elevado êxito, documentalmente comprovado..., ..
Agora, aos  90 anos de idade,  nem dou conta da única  e  misera pensão de reforma,  que me saiu na vertente legislação do  sector Bancário.....
Toda esta "obra literária", que, porventura,  possa vir  a  ser apreciada,  ficará à disposição  de quem estiver interessada em a ler..

Tá?!...

Nota adicional....
                            As fotografias que aqui sã0 vistas, mesmo  como um exemplo, quanto as centenas que existem no computador, para além destas,  estão reflectidas e espelhadas pelos inúmeros  blogs que acima se reportam.


Ha centenas de fotos ,  deste tipo,  que estão  reflectidas e espelhadas pelos inúmeros  blogs j acima mencionados.

Etc. etc....


Tudo isto, e muito  mais fotos,  estão publicadas na centena de blogs acima demonstrados.

Há um caso histórico, mundialmente desconhecido, mas que deveria ser considerado como  um Tesouro..

Minha saudosa Mãe, (Maia Helena), falecera em Luanda,  no ano de 1933, - 15 de Agosto. Tinha eu 5 anos de idade; e recordo-me que, à beira do seu  caixão., momentos antes da sua eterna partida para o Céu, estava uma Estatueta  representativa de Nossa Senhora de Fátima, À partida, prontos  a caminho do Cemitério, tanto eu, como o meu saudoso irmão José Duarte (o Zé Bate), já falecido, houve quem me contasse uma saída  pronunciado pelo meu irmão, naquele preciso  momento (mais ou menos   pronunciando as  seguintes palavras., a seu jeito .. "é a Mamã "....

O que agora pretendo  evidenciar, é o seguinte ... que considerei um autentico milagre !...

Por qualquer situação desconhecida, e suponho que com a ajuda de um dos meus Familiares, naquela  ocasião, a dita imagem  deve ter sofrido uma queda, que a pôs em pedaços. destruindo-a, por completo. Não sei explicar o porquê, mas está dentro da minha  maneira de ser,  apanhei todos  os pedacinhos destruídos, da imagem da Santa, e guardei-os, não me recordando como o fiz..

O que  é certo, é  que  ao longo da minha vida, sempre tive o cuidado de proteger e guardar, os pedacitos  que resultaram do desastre, ou queda, da referida imagem.

Sucede, que ,agora, com os meus perto de 90 anos, tive conhecimento que uma Distinta Senhora,  aqui na cidade de Olhão, proprietária  de um Estabelecimento dedicado  ao negócio  e venda de Molduras. após uma troca de "paleio", prontificou-se a Restaurar a Imagem que fora destruída há perto de 90 anos

Vejam e reparem no que considerei ser um acto milagroso.

                                                                Antes...
Imagem destruída e conservados os seus pedaços, quase um século
(reconstituição, livre, do ocorrido, para ilustração)
..
                                                              Depois de um século ter sido destruída..

Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
.
O Autor aos 48 anos de idade


 E a Velhice vencedora...
Para lá se caminha, mesmo sem a bengala ...

 Tá?!...

3 comentários:

  1. Blog muito extenso....mas vale a pena ver ...

    ResponderEliminar
  2. Adorei encontrar este Blog. Como Luandense não deixo de ficar ansioso em tentar ler ao máximo as suas publicações. O Sr. Armando diz que casou na Igreja do Carmo, na Cidade Alta de Luanda.Foi nessa Igreja que fui baptizado a 18 de Abril de 1951 e vivia em frente à entrada do Parque Heróis de Chaves. Sou neto (por parte de mãe) de um Senhor chamado Armando da Cunha e Almeida, notável comerciante de Luanda que tinha Lojas e Armazéns(na zona onde mais tarde se instalou a livraria Lello), que arderam numa noite de Natal, destruindo todo o seu património e haveres. O senhor deve-se recordar disso com certeza, pois é contemporâneo desse triste e trágico acontecimento. Desejo-lhe uma continuação do seu belo trabalho e que a sua permanência neste Mundo se prolongue por muitos anos. Os meus cumprimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi com todo o gosto e alegria que finalmente Pessoa Amiga e Integra, aborda is meus trabalhos bloguistas. Não calcula o que sinto quando Alguém "conversa" comigo por esta via. Que Deus lhe dê um DIA FELIZ. Abraço.

      Eliminar