quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Notícias do dia !...

O jornal "Correio da Manhã", formato tablóide,  é provavelmente o  matutino diário mais vendido em Portugal. Por isso poderá bem representar os gostos e preferências noticiosas,  mais ou menos sensacionalistas da população deste nosso cantinho.

Apresenta recorrentemente títulos espalhafatosos que atraem os leitores sedentos de novidades sobre a vida de quem não conhecem, apenas com um intuito voyeurista. É como aqueles ou aquelas que à beira de um acidente na estrada param, não para ajudar mas sim para assistir, como se de um espectáculo se tratasse, à morte e sofrimento de outro ser humano.

Olhando para a capa de hoje,  dia 22 de Janeiro de 2014, encontramos então:

"Jorge Cadete sem dinheiro"
O ex-jogador de futebol do Sporting, Benfica, Selecção Nacional, entre outros clubes estrangeiros está na  miséria. Enganado por mulheres e vigaristas, junto com más opções de negócio, estourou os milhões que ganhou e vive com os pais, recebendo o RSI (rendimento mínimo). Notícia ? Tenho dúvidas. Lamento a situação do rapaz mas seguramente há pessoas, muitos milhares, com problemas bem maiores. Isso sim, é notícia,  uma má notícia...

"Narciso acusado de desviar 35 mil euros"
Qual é a novidade ? Mais um político corrupto, um entre muitos, a quem nada verdadeiramente acontece. Neste país mesmo os políticos condenados e até presos continuam activos e a dar a cara por movimentos de candidatura a cargos públicos. E o Zé Povinho, ceguinho, continua a votar...

"Fisco sorteia carros de luxo"
As finanças, esse bicho papão, agora oferece carros. Numa tentativa de combater a fuga aos impostos,  pretende incentivar os consumidores /contribuintes a solicitarem factura em todas as transacções efectuadas. Não seria mais eficaz o aumento da fiscalização,  que em muitos casos, com as ferramentas informáticas disponíveis,  seria relativamente fácil ? Seriam admitidos novos inspectores nas Finanças,  logo com diminuição do desemprego, sendo que os milhões gastos nestes carrinhos poderiam bem ser empregues no pagamento dos respectivos salários. Será que a medida não  terá outros objectivos, como controlar aquilo que andamos a comprar ?

Entre mortos, feridos e celebridades das revistas cor de rosa, assim se faz  mais uma capa do "Correio da Manhã". E assim vai esta República  das Bananas, perdão, esta República de Portugal.

Tá?!...

NOTA FINAL: Nada move o autor destas linhas contra quem, pessoalmente, quer que seja, político, figura pública ou o Jornal Correio da Manhã. Serviu a capa deste diário apenas como inspiração para algumas reflexões quanto às actualidades que nos "assaltam" diariamente. Estas reflexões e ideias pensadas tiveram forma consubstanciada em notícias de jornal, por isso públicas, referenciadas nos links inseridos no texto acima. As personalidades aí referenciadas constituem apenas exemplos seleccionados ao acaso das ideias debatidas. Não há, assim, qualquer demanda pessoal contra nenhum dos visados, apenas uma constatação dos factos que são, sublinhe-se, públicos. Qualquer interpretação contrária do conteúdo é, por isso, errada. A liberdade das ideias sobrepõe-se aos constrangimentos de falsos moralismos. E os factos falam por si.

Sem comentários:

Enviar um comentário