sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

O Siroco...não preterido !

Em complemento do artigo "bloguista", publicado há cerca de 24 horas, e, para que não restem dúvidas , aqui se reproduz o teor do documento que serviu de base ao exposto no referido blog.





Transcrição do teor do documento acima:

 ... "Polícia de Segurança Pública
Comando de Faro.
MANDADO DE NOTIFICAÇÃO

O Comandante da Polícia de Segurança Pública de OLHÃO, abaixo assinado:

Mando a qualquer agente deste Corpo,  que visto êste e em seu cumprimento notifique o responsável pelo funcionamento do estabelecimento hoteleiro,  denominado APARTAMENTOS TURÍSTICO NAU, , o gerente ARTUR JOSÉ ÁGUAS AFONSO, Travessa  Caloust Gulbenkien, Bloco..
.. esqº, em  Olhão, de imediato proceder ao encerramento do estabelecimento hoteleiro, denominado "APARTAMENTOS TURÍSTICOS NAU ", sito no Lugar do Siroco, nesta urbe, sendo concedido um prazo  de 48 horaS, após a notificação, para possibilitar o possível alojamento de pessoas ali instaladas, em virtude do explorador MOMADE BACHIR RENTULA,  residente na Av. 25 de Abril, nº..-.., .., em Almada, não ter cumprido no prazo de 60 dias, as determinações após a sua notificação, no dia 06JUL92,  efectuada na Divisão da PSP  de Almada, emanadas pelo Exmº. Sr. Governador Civil Faro. 
Este encerramento é ordenado sob DESPACHO, e ao abrigo do  Artº 2º, do Regulamento Policial do Distrito de Faro, emanado para esta Esquadra da PSP de Olhão, sob o oficio nº 8381, P. S-20/6, datado de 92.09,18, pelo Governo Civil  do Distrito de Faro.
Implicando o não cumprimento da presente NOTIFICAÇÃO  o  Crime de Desobediência, cominado  pelo Artº 388º do Código Penal Português,... sob pena legal não cumprindo"

                  Documento assinado pelo Subcomissário, O Comandante, em  22 de Setembro de 1992.


                                                               ****************

Estes foram os pontos chaves  causadores  de todo o processo que se  desencadeou  acerca do "caso" dos Apartamentos Nau - no Siroco,  que resultou  numa ordem de expulsão, no prazo de 24 horas, de Senhoras que se dedicavam  a vida nocturna e  bares existentes na região.

Os condomínios,  dos três conjuntos residenciais eram geridos , separadamente, e, resultante da escolha de "Administrador", aquando  das   Assembleias Gerais, que,  de uma maneira geral, eram convocadas no  inicio  de cada ano. Não deixo de frisar, porém, que por vezes desenvolviam-se "desentendimentos" que muito afectava  uma boa gestão administrativa

Mas sempre houve um bom convívio, e óptima vizinhança, entre as PESSOAS  DE  BOA  FÉ  e respeitadoras.

Tive acesso a jornais que, antes de eu ter surgido de "para quedas" nesta região, tinham  publicado o êxito que fora a nomeação de miss Olhão, espectáculo ocorrido em  restaurantes, então existentes, neste grandioso  espaço em que penso que cada bloco construído tinha mais de 90 apartamentos, destinados   a habitação.


Piscina que acolheu grandes nadadores...

Parte do bloco Nau virado para a piscina...

Limpar o automóvel, logo de  manhã...

Acesso automático  à garagem para mais de 100 automóveis

Bloco Nau visto  do topo  de um carrossel feirante.

Os pastorinhos... desaparecidos !
Pois, neste espaço, em certa medida periférico ao conjunto residencial SIROCO, agora nem ovelhas a pastar nem os deliciosos morangos que aqui eram cultivados, porque, vieram de seguida, os tractores, os guindastes, os Engenheiros, os Economistas e os grandes titulares das notinhas, chamadas EUROS, e toca de erigir aqui  novos prédios sumptuosos e mandar as culturas ao Deus Menino ..
.
Inicio das obras, para futuras construções, cujo desfecho empresarial foi surpreendente. !









Criou-se  e cresceu em grande velocidade novo bairro, novos caminhos e.. um Bem Vindos à NOVA GENTE !.
O antes, do século passado....

E o depois,  já século XXI...


Logo que se ouvisse o apitar do comboio que ia passando,  de madrugada, vindo de Vila Real de Santo António a caminho de Faro, deixávamos, de imediato os lençóis da cama para nos irmos preparando para  enfrentarmos a Luta pela Vida.


Atravessando a linha de comboio,  entravamos então numa área  onde  novo e excelente bairro fora edificado.

Jardim no parque fronteiriço, onde nascera, igualmente,  novo bairro.
No Bloco Nau, onde dantes  qualquer pessoa entrava livremente, sem  necessidade de identificação prévia,  actualmente  existe uma placa  junto aos degraus de entrada, com  botões  de ligação  a cada apartamento, para visualização prévio  de quem deseja entrar para dentro do edifício. O progresso....

A entrada do Bloco Nau...onde residi vários anos e em Paz.


E, com o andar dos tempos, os empreendedores das  obras que formaram  novos complexos habitacionais , em terrenos  em que anteriormente de produziam excelente e apetitosos morangos, a visão passou a ser outra, desses mesmos floridos e desertos campos.

(Nota: Este Trabalho foi  executado à base de recolha de. elementos e conhecimentos na posse  de quem  teve o privilégio  de protagonização)

Mas o SIROCO é... como as Pirâmides do Egipto - ETERNO  ! 



Eterno vai ser mesmo este blog,  pois, de seguida,  vai ser aberta uma outra "secção Siroquenha" em que serão  divulgadas  outras "peripécias" ocorridas  através dos tempos,  em que o Sol, ao longo dos anos, contemporizava com os  ambientes alegres e  festivos, e que a chuva/trovoadas,   obrigavam-nos a recolha aos nossos "casebres" e procura  de  pastilhas contra as gripes !...

TÁ?!...

1 comentário:

  1. Boa tarde
    Encontro-me em vias de poder vir a adquirir um apartamento no empreendimento mas gostaria de saber se existe intenção de reabilitar os jardins e as piscinas do complexo?

    Obrigado

    ResponderEliminar