sábado, 10 de junho de 2017

Uma insípida história que até far rir, ou voltamos à PIDE ?!......

É insignificante, por vezes,  o comportamento de  algumas  Criaturas, quando confrontadas com situações  que inesperadamente surgem em locais em que a massa populacional,  simultaneamente,  procura encontrar, sobretudo em super-mercados, certos artigos alimentares, como doçarias, frutas, e muitos outros que fazem parte da alimentação normal  diária

Na qualidade de um "Velho do Restelo Grisalho", que em breve irá atingir a idade de noventa anos de idade, para poder ainda deslocar-se, a pé, ao local onde é possível obter os produtos acima  relacionados, ou seja, ao super-mercado mais próximo da residência habitacional, tem que se submeter ao auxilio da "muleta" (bengala), para poder atingir os seus  objectivos, a fim de poder   satisfazer as necessidades impostas pela própria natureza.

Certo dia, aconteceu-me o seguinte: Após a procura, no super-mercado, dos locais onde se  encontrariam expostos  os produtos de que tinha necessidade, finalmente encontrei o que procurava.
(bananas, pêssegos, mamão, tangerinas e folhas de alface).

Dias antes tinha comprado uns pêssegos que estavam  metidos em caixinhas propinas. Porém, desta vez, não havia caixinhas contendo pêssegos, mas ao lado, no balcão, existia uma prateleira cujos frutos, espalhados, me pareciam ser efectivamente pêssegos. Na dúvida, peguei num dos pêssegos dos mais pequenos, que estava ligeiramente afastado do grupo, e dei uma rápida  trincadela nele, para confirmar se efectivamente se tratava do que eu procurava, o pêssego. E, pu-lo conjuntamente com  mais meia dúzia que então escolhera, de entre eles, para conduzir a balança indicadora de preços.

Não é que nesse preciso instante, e momento, rapidamente, aproxima-se de mim um Fiscal Vigilante (empregado) que em voz  alta, alerta-me dizendo -me o seguinte:

"VOCÊ NÃO PODE COMER NADA AQUI!!!. É PROIBIDO E SUBMETE-SE A SANÇÕES ..."

Respondi-lhe que sabia que não podia comer nada enquanto aqui estivesse dentro do edifício, mas que procurei, antes,  um assistente  auxiliar, para me esclarecer dúvidas, e que ninguém me atendera. Fiz-lhe notar que tinha dificuldades em me deslocar, devido à idade, 90 anos, e que por isso tomara a decisão que ele observara à distância, com a qual, afinal, acabara por ter concordado comigo, e ter-me deixado em Paz...

E cá estou eu com mais um queixume em que a "muleta" foi protagonista

O pêssego que foi mastigado

Super mercado -

Os pêssegos em grupo. Daqui partiu um chuto à terceira idade !....

Pêssegos encaixotados
Sujeitos a sermos  constantemente vigiados, como se todos fossemos uns consumidores  vigaristas..... Contudo, o Senhor Fiscal foi educado, sem palavreado ofensivo... Foi tipo PIDE ?

Tá?!...


Nota final, posterior à edição deste blog.

Face à rapidez com que fui de imediato confrontado com o Senhor Agente Fiscal, do super-mercado,  no  preciso momento em que trincava o referido pêssego. Senti-me que estava, por ele, sendo permanentemente perseguido, como se eu fosse um cliente com instintos anormais. O que se passou fez-me surgir, o que, do mesmo modo, noutros tempos, a PIDE perseguia pessoas de quem, politicamente, desconfiavam, e chegavam ao ponto de as capturar.

2 comentários: