segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Hoje já nem se acredita ...



Já são decorridos muitos anos em  que as coisas se passavam assim...

Meu  heróico  e falecido  Pai, Domingos José Baptista,  bem como o meu  também heróico e já falecido Irmão, José Duarte Baptista, ambos ex-funcionários da extinta Direcção dos CTT, que existiu em Luanda (Angola),, naquele tempo,  tendo o meu digno e saudoso Pai sido Director da referida Secção que funcionava,  na data,   em Luanda, por vezes relatava-me certos episódios, dos quais há um que nuca esquecerei , pois  revela bem a seriedade e honestidade que sempre  incutiu nos seus  domínios como embaixador dos Correios,  assim como no caso do meu irmão,, como radio-telegrafista da organização  nacional, Correios, Telégrafos e Telefones - CTT.

Contou-me certa vez, o meu saudosos Pai, que lhe tinham  transmitido de  Lisboa,  os numeros premiados das lotarias existentes, em Portugal.

Ora naquele  tempo não existiam  computadores,  nem televisões,   nem telefones, ,  e as comunicações eram executadas através do código Morse,  que funcionava na base de... um código
especial,  constituído somente por pontos e traços , provocados por uma maquineta  manual..tal como as fotos abaixo relatam:

Emitia sinais  sonoros apropriados ao sistema..-( pontos e traços)




Um ponto sonorizado  instantaneamente significava a letra "E", assim como a letra "A" era sinalizadas por um ponto e traço  instantaneamente intervalados... e o receptor, cá na Colonia de Angola ia  escrevendo consone eram emitidos os ditos pontos e traços na forma  conjunta.

Assim,  eram  efectuadas  as comunicações, e transmissões,  entre Portugal e Angola, naquela altura.

Tinha eu,  cerca de 8 /10 anos e hoje já tenho 91 anos.. Ainda cheguei a receber lições, sobre  esta  matéria,  mas, confesso, já não sei fazer a munia comunicação neste desaparecido  sistema.

E agora, o caso mais curiosos, que pretendo enaltecer....

Meu Pai  era um Homem extremamente honesto e respeitador, cujas lições me fizeram seguir o mesmo principio , que  praticarei até  morrer...

Contou-me, certo dia que recebera a comunicação por via Morse, de Lisboa,  acerca dos numeros que tinham sido  premiados nas Lotarias existentes, na data, em Portugal.

Era conhecedor, então , a partir da  revelação desses números premiados  sobre as lotarias. Havia um l limite de horários em que só a partir desse  limite, seriam divulgados, publicamente, os números  que tinham sido premiados..  Pois meu falecido Pai,  sabendo que os tais numeros existiam  numa  determinada Loja de lotarias  existente   em Luanda,  respeitou  e não deu um passo sequer, antes da hora determinada,   pela  Lei,  para  legalmente  COMPRAR OS NÚMEROS PREMIADOS  ( e estavam ainda  livres,) ,  e quando se deslocou, mais tarde  à referida loja,  soube   que esses boletins  premiados ,   tinham sido vendidos  a clientes de "última hora".

Se tivesse saído logo de imediato, após a divulgação  pelo Código, vindo de  Lisboa,   ( o que não fez), por questão de  honestidade,  para adquirir , dentro da Lei ,  os ditos boletins premados,  teria ficado rico... e assim continuou pobre....

Há poucos  casos como êste, , ou mesmo nenhuns !..

Já lá vão decorridos mais de  uma centena de anos ... que isto se passou,  mas a memória não esquece  que a honestidade  e a honra  permanecem  sempre , acima de tudo. e de Todos.

.
Tá?!...



Sem comentários:

Enviar um comentário