quarta-feira, 10 de outubro de 2018

ACÇÃO FAMÍLIA




O Senhor Director da ACÇÃO  FAMÍLIA,   Manuel José de Melo Neto, que subscreve a epístola que me dirigiu r recentemente,  não deixa de ter  certa razão no que diz na carta que me dirigiu, abaixo  referenciada...












Graças a Deus e ao conforto que sempre  senti  relativamente ao  grande poder Celestial que Nossa Senhora de Fátima me acompanha sempre, a minha passagem de vivência no seio Familiar em casa   habitável normal, em Olhão,  para o  respeitável Lar de Idosos - "Amera", situado em Faro,   conduziu-me a um  sistema diverso de contactos, bem harmoniosos e respeitável,  com  dignos VelhosVelhinhas  de idade avançadas, como a minha,  91 anos,  que lindamente se suporta com  certa forma de lidar, harmonioso, dada a forma de pronuncia de algumas palavras que não entendo qual o seu sentido, mas que julgo,   bem harmonioso.

O local é  explendido para se sentir com segurança e assistência, mas, há uma situação  para  a qual chamo a atenção -  Não existe nas proximidades, ,   atendendo ao vasto  terreno, liso,   que rodeia o local, uma IGREJA, para que possamos ali exercer   as  nossas preces religiosas, com  o maior  silêncio e tranquilidade..

Agora transcrevo, com a devida vénia, a parte final da carta que o Sr. Neto subscreve:

2Que nossa Senhora de Fátima, por intercessão do Santo  Padre Pio, o recompensa e derrame a sua protecção sobre si, a sua família e todos os seus empreendimentos.".

Por se referir a Nossa Senhora de Fátima, venho. agora expor o seguinte acontecimento, com origem ocorrida  há perto de  uma centena de anos:...

Esteva em Luanda- Angola,  e aos cinco anos de idade ,acompanhei o  andamento do caixão em que se encontrava a minha falecida Mãe (Maria Helena) quanto este se  encaminhava para o Cemitério  de Luanda. Repentinamente, quando já estávamos perto da entrada do  referido Cemitério,  uma queda repentina fez com que a imagem  de Nossa Senhora  de Fátima ,que vinha a cabeceira do caixão, caiu ao chão, tendo-se espalhada e desfeita em  muitos pedacinhos-  Eu, aos 5 anos de idade,   desloquei-me ao sitio em que se encontravam desfeito  aos bocadinhos a Imagem e recolhi tudo que me foi possivel quanto ao que fora espalhado, em bocados,  pelo chão, , e... mantive-os  guardados  toda a
minha vida  até há  bem pouco tempo.  Digo que sempre tive o cuidado de os manter, embrulhados,  até mesmo a altura em  que vim, definitivamente para  Portugal ( cerca de 85 anos)...



O resultado da queda foi  muito  semelhante à  que acima se reproduz, de outra infeliz situação.

Aqui em Portugal, decorridos quase  perto de 90 anos,  de conservação dos bocaditos e pedacinhos  da Imagem destruida, na cidade de   Olhão, uma  proprietário de um estabelecimento que vendia artigos religiosos, certa manhã, a quem  eu lhe historiara o acontecimento de Luanda,  disse-me que lhe trouxesse esses "bocatido"s quase centenários e... uma semana depois telefonou-me, dizendo.... " Sr. Armado, venha buscar o seu  "monumento histórico...

E quem diria, que, decorrido  quase uma vida, após o acontecimento  acima descrito,a nova imagem de Nossa Senhora de Fátima parecia ser a original, tal como  ficara  reconstruida, após quase uma centena de anos... da queda que a destruirá, em Luanda.








A santa imagem que foi "reconstruida" foi colocada num oratório, que sempre me acompanhou

CONSIDEREI TUDO ISTO, FACE AO TEMPO HISTÓRICO,  E  EXCELENTE QUALIDADE COM QUE FICARAA IMAGEM, QUE JÁ TEM 100 ( CEM ANOS) UM AUTENTIDO

MILAGRE...


E para que não surgissem dúvidas,  ou aldrabices,  aqui se reproduz a declaração  escrita e assinada pela distinta autora que recompos a imagem que fora destruída, ha anos.


Sem comentários:

Enviar um comentário