terça-feira, 26 de novembro de 2019

A supressão dos tempos ----




 Muito mais tarde deste  empilhamento dos militares portugueses, no navio Niassa  para se despedirem  dos seus familiares,  em Angola,  cheguei a ter contactos   com muitos militares que nas mesma circunstancias e finalismos  tambem vinham armados com material de guerra, para se confrontarem com  o inimigo   que tambem morria  em defesa da  INDEPENDÊNCIA    da  sua terra   - ANGOLA, que como acima  me  referi,  finalizou com a  "  EXEMPLAR DESCOLONIZAÇÃO",   e que ,  finalmente   acabou por enxotar   milhares de Angolanos e Portugueses  que ao  longo de muitos  anos construiriam e   edificaram a    terra onde tinham a maioria nascido

Consequência que nasceu do relato com que iniciei a  escrituração deste   blog ... :

Naquela altura,  já    Eu   andava em Lisboa,,  preparando as coisas  para  que   voltasse  â Terra onde nasci , em  1928,  em Luanda -  ANGOLA, , atendendo  ao  desejo do meu próprio Pai, que vivia  em  Luanda,   desempenhando, na data,  funções directivas nos CTT..

Esta  foto que acaba de ser publicada no Jornal SÁBADO ,    transtornou-me na medida em que me fez relembrar  momentos    cm que, para  que se  resolvessem   graves   situações quanto aos meus estudos e  manutenção, tudo a cargo da minha ex- e saudosa Avozinha,    incumbida de tratar de mim e do meu saudosos Irmão, dois aos mais novo,  José Duarte,   jã falecido, ,  Agora com os meus 92 anos de idade, , tudo me vem à cabeça, mesmo residindo num Lar de Idosos, em Faro, pois passo  o tempo,,    em  momentos  de isolação,,  a apreciar imagens que  por mim  foram   filmadas.  e   arquivadas, tendo até já algumas delas   uma existência  perto   da centenária.

Desta multidão que se nota   na foto, aquando da despedida dos  militares que no  paquete  Niassa seguiam  para a guerra, que, após anos de luta,,  findou com a  " "                                  EXEMPLAR  DESCOLONIZAÇÃO ".   FACE AOS ANOS JÁ DECORRIDOS,   , NESTA ALTURA DO ANO, , ALGUNS   ATÉ  JÁ  DEVEM   TER SUBIDO AO          ASSENTO  ETÉREO...

                         DEUS  OS  TENHA  TODOS  EM  PAZ... E DESCANSO.

                                                   
                                                     A minha saudosa  Avó. Helena.


                                

Estas  duas Figuras  com que  finalizo  este blog,,   espelham dois grandes vultos que  deram um importante impulso ao   grande   desenvolvimento que   Angola   beneficiou,,  mercê  do  honrado trabalho por Eles exercido, em  ANGOLA ,  e não  só.. A minha Santa Avozinha, Helena, ,  foi quem me educou,  muitos  anos, devido  ao  falecimento da minha  muito querida e saudosa  MÃE,   em Angola, quando eu tinha cinco anos.

Por outro lado,  o meu inesquecível Avô, Joaquim do Carmo Ferreira, , foi em  Nova Lisboa, , capital do  Huambo - Sul de Angola, , sepultado  ao som do hino nacional  Português,  e  a coberto  da Bandeira Nacional de  PORTUGAL

O Autor deste blog, , ainda novato, mas agora com 92 ano de idade


Independência., cada qual à sua maneira..

 NOTA ADICIONAL ...
 Talvez devido  â minha avançada idade, estes blogs passaram a ser feitos com  dificuldades de visão


E  SALAZAR   DISSE.. PARA  ANGOLA ,  JÁ E  EM  FORÇA ....
.


Sem comentários:

Enviar um comentário