domingo, 26 de maio de 2013

Dissertações de um octogenário...

Não há muito tempo, alguém me criticou por lhe parecer que os meus "escritos" nestes programas "bloguistas" são  impregnados por quem ainda se sente "traumatizado",  por continuar a sentir-se ter  sido  uma das vitimas que uma "exemplar descolonização" expulsara de Angola, gente honesta e trabalhadora e que se viu, posteriormente, perante agrestes lutas para readquirir uma  normal sobrevivência humana.

Em recente blog, visionei o rosto daquele que me "envenenou" nestas andanças bloguistas, um Distinto e Ilustre Professor, ainda jovem, formado em áreas de um Tecnicismo invulgar. Medeiam, no espaço, entre a sua e minha idade, cerca de 16.000 (dezasseis mil) voltas que o Globo terrestre deu em torno de si mesmo.

E porquê esta nobre e moderna aprendizagem de informática, a uma pessoa que, na vida profissional, ainda era com a máquina Remington, Caneta Jefferson, Manipulador de cálculos matemáticos, que subscrevia Balanços e Relatórios de Empresas, comerciais e bancárias, em que estive associado como trabalhador efectivo. Os computadores ainda vigiavam a Terra, lá no espaço etéreo..

A hecatombe que se abateu sobre este octogenário, motivada pelo falecimento da Esposa, com quem  celebrara um acto religioso de casamento, há sessenta anos, foi nos computadores que encontrou o meio de distracções, que ajudam a "colmatar" a Saudade e solidão, provocados  por tão triste acontecimento.

Navegam na minha mente, porque razão não surgem, nestes nossos tempos, noticias vibrantes, que se relacionem com factos e actos, realmente importantes, que radicalizem obras, as quais impregnaram no  nosso Universo,  um cisma valoroso, como os que, por exemplo, irei citar., de seguida:-

Porém, intervaladamente, um desabafo... Tanto na imprensa falada como na escrita, o que tem sido mais importante, é a insistência no  que se tem passado com o Benfica... É só o Jesus, do Benfica e mais Benfica... (Que me desculpem o humorismo, mas é bem intencionado...).

Citando figuras históricas, sem menosprezar outras bem queridas:

Alexander Fleming
"...O que me preocupa não é nem o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem carácter, dos sem ética. ...  O que me preocupa é o silêncio dos bons !"  
                                                                           Martin Luther King.

Alexander Fleming - Descobridor do antibiótico  penicilina, Salvador de milhões de vidas, Prémio Nobel.

Nelson Mandela - Ganhador do prémio Nobel da Paz em 1993..
Martin Luther  King

("Luandense" - que já vai em 22 mil visualizações de páginas do seu blog !..(que engraçado !!! são critérios bem intencionados ...) Mereceria um APAGÃO  (???)...  NÃO ...

No meio de tanta desgraça, há exemplos que a muita gente passa despercebido, pela sua  frágil natureza, como o que  aqui reproduzo, em fotografia, que demonstra bem quem ainda queira   preservar, e manter, o bom ambiente hortícola..

Segundo me dizem, cá no bairro, um grupo de  angolanos, decidiu criar uma "horta humanitária", na qual já florescem bananeiras, alfaces, mandioca, batata-doce.. e gindungo !.

Zona aproveitada para a  "Horta Humanitária"

Sementeira  e novos rebentos
















Local onde está sendo erigido o monumento aos Combatentes

Em Olhão da Restauração.

E bem perto destas obras horticolas, mas  humanas, está a ser concluído o monumento a erigir em homenagem aos Combatentes  do Ultramar, que deram as suas próprias vidas pela  Pátria Portuguesa...


Digna homenagem !!...








Pois... Quem é que não se consegue lembrar de "gloriosos" tempos em que, em contacto com verdadeiros Amigos/as, se passaram bons  momento de divertimento e sã amizade, a despeito do confronte desportivo, para se alcançar a vitória por ter pescado o maior exemplar ?

Concurso de pesca na Barra do Cuanza - Angola



Sem comentários:

Enviar um comentário