domingo, 12 de maio de 2013

Um amargo sabor a "Retornados"...

Sou um velho, que aos oitenta e cinco anos, embora estranhamente sinta a  débil vela da sua madrugada,   extinguir-se,  ainda se ilude que venha a  ressurgir uma época em que a dedicação, honesto trabalho,  e respeito ao próximo, eram  premiados com valores que, não  raras vezes, ultrapassavam o significado "monetário"  em curso.

Hoje, não se esqueça a actual Juventude, que virá a ascender à Tribuna dos que merecerão, também, o  HONRADO titulo de SENIORS.

À  minha pobre e singela mente, veio-me a ideia de titular esta prosa, com o termo "RETORNADOS".

Não o faço com a mínima intenção desprestigiosa, mas pelo contrário, enaltecer o sentido de que "a  ferida só doi a quem a tem". equiparando o sofrimento dos que viram a sua vida "desmoronar-se", após as descolonizações,  ao "desgosto"  que as "farpas actuais" afectam,  prejudicialmente, uma boa e merecida  e exemplar convivência humana.

A minha respeitosa "vénia" ao novo jornal "SENIOR", pois hoje mesmo destaco uma parte de um artigo inserido numa das suas paginas interiores, que reflecte bem o que  aqui  se pretende   enaltecer   no bem que que todos nós desejaríamos.

..." Cidadania e envelhecimento. 

"Os seniores, pela vida vivida, têm outra forma de ver as coisas.  São também a memória do tempo que já passou, tão importante para os mais jovens na partilha de princípios sociais e éticos e na transmissão de saberes e conhecimentos O conceito de envelhecimento activo vem afirmar que ser velho   não significa ser incapaz e inútil, mas que   a idade, se vivida com saúde, pode ser uma oportunidade de mais participação e envolvimento na família e na comunidade, dando assim sentido às suas próprias vidas e sendo um contribuinte activo para a sociedade..."
 Joaquina  Madeira- Coordenadora Nacional do Ano Europeu do Envelhecimento Activo e da Solidariedade Entre Gerações (2012) ".

*****************

E é bem certo o que aqui se reproduziu, pois a  este octogenário também lhe bateram à porta  tempos difíceis,  muitas vezes carregados de  injustiças originadas de fontes que tinham por obrigação de enaltecer e nunca  maltratar !...  Mas enfim ...  DEUS É GRANDE  !...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário