domingo, 13 de maio de 2018

13 de Maio - 2018 -Dia de Nossa Senhora de Fátima.


                         Avé Maria cheia de graça
                         O Senhor é convosco,
                         Bendita sois Vós entre as mulheres.
                         E bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
                        Santa Maria,  Mãe de Deus,
                         Rogai por nós pecadores,
                         Agora e na hora da nossa morte
                         Amém.

Peregrino,  mas em memória,  dado que  os meus 90 anos de idade,  não facilitam    ir ao lugar onde se recordam a primeira das aparições de Nossa Senhora aos três Pastorinhos. Jacinta,  Francisco e Lúcia, que ocorreu na cidade de Fátima, Portugal,  no ano de 1917. e isto porque, principalmente à avançada idade ( 90 anos) ,  é a principal causa do aparecimento de doença grave, que, agora,  só com apoio da "muleta" - bengala- é que consigo  encaminhar e  deslocar-me,  com  destino  a qualquer ponto,  sobretudo  quando a distancia  a percorrer vai para além de , pelo menos,  de meia centena de  de metros.

Com esta avançada idade,  tudo se transforma, face ao tempo em que,  ao volante de um automóvel, conseguia  percorrer estradas tanto em Luanda (Angola) ( terra onde nasci),  Coimbra, Porto Lourenço Marques (Moçambique), Madrid, Paris,   Nova York,  Rio de Janeiro ( Brasil), Guiné,  Londres,  Cuba,  Cabo Verde, Madeira,   S. Tomé e Principe, e durante algum tempo, enquanto a  minha carta de condução era válida,  aqui nesta cidade de Olhão, onde resido, e caí de para-quedas, após um  forçado exílio , a que tive que me submeter, por questões ligeiramente  políticas.e de saúde.

No momento em que escrevo este blog,  são 05h15,  pois os sonhos que agora  me atormemtam,  impedem  um adormecimento normal,   como era hábito noutros tempos, em que, apesar  da minha actividade  laboral  ter sido muito intensa, pois tive cargos de Administração e condução exemplar em várias Entidades e Empresas de Grande Dimensão,  incluindo Bancárias,  tudo documentalmente comprovado  e em que  chegava  ao ponto  de poder  dormir  com total tranquilidade.

Creio em Deus, e em Nossa Senhora de Fátima ,   a quem rezo, pedindo PAZ E TRANQUILIDADE PARA TODOS NÓS E QUE JAMAIS A GUERRA NOS POSSA SURPREENDER !...

Tá?!....
 ###################################################################################



Portugueses,


Sou um Português, nascido em   Angola. a 12 de Abril se 1928 , na cidade de Luanda, que era a Capital da grande  Angola,  filho  de Pais  portugueses, ambos  nascidos  em Portugal, já falecidos,  e que por circunstâncias   inerentes à " Exemplar Descolonização,"  se  viu forçadp a um "ezilio", que por via aérea,  urgentemente,   rumei à capital de Portugal , em Lisboa,  onde  ainda cheguei a praticar,   exemplarmente funções  laborais,  directivas, em empresas de alto " calibre". documentalmente comprovado,  assim como em Organismos  Bancários,  de onde fui reformado.

Hoje, dia 13 de Maio,  uma peregrinação constituida por centenas de milhares de peregrinos, ajoelhou-se perante a imagem de  Nossa Senhora de Fátima, rezando a Avé Maria, conforme vi atraves da, RTP,, no momento em que,  emitia missa, a que eu assisto sempre, a partir de casa, por razões de frágil saúde.

Sempre fui crente nesta Virgem Celestial,  reconhecida universalmente,  pelo seus milagres,   pelo o que já cheguei a cooperar numa visita feita há longos anos,  a Angola, de que retenho ainda fotos a relembrar este acontecimento...











                                              Foi tudo filmado por mim em Angola .
 

,Agora  estou indignado por ter estado com a maquina fotográfica preparada para colher imagens da manifestação  que hoje se operou em Fátima,  no telejornal habitual, da tarde, e só emitiram  apenas algumas, imagens de Fátima... mas  ao Futebol ( eu chamo " coice boll "), foi uma invasão de fotos em deprimento do que eu desejava quanto a Fátima..."









Para as televisões é mais  importante emitir um golo  do Benfica ou do Sporting, na balisa adversária,   do que a Fé que os milhares e milhares de crentes, em Fátima,   que com os seus lenços brancos  diziam Adeus a imagem de Nossa Senhora...( pois
dizem que já sou velho. grisalho  de 90 anos -

Isto é, tentei reproduzir neste Blog, directamente  as imagens do cenário que durante a manhã do dia de Nossa Senhora de Fátima se  celebrava,, sobretudo do seu final,  em que  os Católicos, com os seus lenços brancos, se despediam da Virgem Santissima,  não consegui, dado que as televisões estavam no momento mais  interessadas  a mostrar os pontapés dos jogadores de futebol,,  do que se passara em Fátima na manhã do dia 13 de Maio...
Comparativamente as  televisões do antigamente, em que numa situação destas, transmitiam  preferencialmente e evidenciavam  mais  os festejos de Fátima,   e hoje, pelo que se nota,  , as televisões dão   PREFERÊNCIA    geralmente logo a sua   abertura   ao FUTEBOL.  e aos "coices" que os jogadores desfecham, durante o jogo,  aos seus adversários.  Desculpem-me, dize-lo, mas considero a nova mestria  televisiva uma... merda !

Tenho dito.

Tá ?!......

=

Sem comentários:

Enviar um comentário