sexta-feira, 14 de setembro de 2018

E é isto a Vida . Dia Mundial da Terceira Idade. 28 de Outubro..


Foto extraída da Revista NORTADA,  Revista do  Sindicato dos Bancários do Norte....

                                              Este não  sou eu. o Autor deste blog....



































A constituição da Republica Portuguesa,  não  retira.  nas suas Regras . a liberdade de expressão aos Portugueses




Na revista bancaria  de  Agosto,  NORTADA,  em primeira  página vem descrito   "incongruências  das instituições de crédito"

Mas, na nossa vida real,  também não faltam certas  "incongtuências  " que se harmonizam com a legislação  em vigor.

Sou um bancário, na  situação de ter  sido antecipadamente Reformado ,  "exilado" de  Angola,  com direito a uma mísera pensão,como Reformado da Banca,  e que tem  um passado digno , honesto - e grande  honradez, -documentalmente  comprovado- , e que aos 91 anos de  idade,   vê-se confrontado com uma perda de autonomia, por força  de   uma recente colocação num  Lar de Idosos. onde paga. por ,mês,   perto do quantitativo que lhe  é creditado em conta bancária, Se  porventura,  vier  a ser. algum dia,   confrontado com uma  insuficiente   quantia que cubra o montante para liquidação da minha permanência  no referido e gostoso Lar para Idosos,  então.,  o caminho a   seguir  teria   de ser  ter onde encontrar lugar onde pudesse dormir,  na rua, à vontade  e descansadamemte. sem ter que chatear   mais  ninguém  !...

A partir do momento  em que fui transferido da casa onde há há longos anos habitava conjuntamente com a minha saudosa e muito querida Esposa, Alvarina Teresa, com quem  me casei  há 52 anos   e que há  8 anos faleceu,  a meu lado,  fiquei muito transtornado com a imposição que me foi feita para que viesse a  "morar" num Lar de Idosos, o que foi aceite, e onde tenho passado a minha vida,  mas contando já com a que está no parapeito do horizonte, aguardando a minha ida para o Céu,  vou notando que o novo convívio ,  no Lar de Idosos, onde compartilho as refeições diárias com centenas de Idosos,  excelentes Pessoas, mas algumas até com dificuldades de deslocação pelo que utilizam cadeira de rodas e materiais  em que se suspendem para   deslocarem, o que muitas vezes  motivam discórdias, entre  si, ao entrarem em conjunto nos elevadores, pois, aqui, o uso das escadarias, neste prédio de 5 pisos   só  é utilizado pelo pessoal que aqui  trabalha.

Deram-se, porém, duas  circunstâncias apôs a minha recente  admissão no Lar, há poucos meses, em que, por desconhecimento  de instruções de segurança, faltei  a obrigação de  não fotografar ninguém nem coisa alguma, cá dentro,   o que motivou a apreensão da minha  velha e habitual acamara de fotografar, por ordens vindas administrativamente.. E lá foi... Adeus câmara !...

No mesmo quarto onde fiquei a residir,  há duas camas que se destinam exclusiva e separadamente   a  acolher somente  dois clientes idosos,  em  que respeitosamente  se entendem, entre si,  devido a aproximação de  idades, de cada um deles ( quase centenárias...)

Sucedeu, porém, há dias um sério problema, com o qual  fiquei  deveras indignado...

No  mesmo quarto  fui autorizado a trabalhar nos meus blogs, para a Internet,, mas o computador no momento em que iniciei o ultimo blog, avariou., e como tal  recorri a um especialistas para o vir arranjar. Quando o dito  Técnico de Informática   ao chegar, se propunha deslocar-se ao quarto onde o computador o esperava,  foi de imediato impedido   de avançar para  consertar o aparelho que se tinha avariado,  e a razão e motivo que levaram a que  não entrasse... era que o  idoso  estava no quarto´ a ressonar , deitado na sua cama,  após ter  comido a sua refeição.   Reclamei dizendo que não me  retirem o direito à liberdade  de  conduzir  o Técnico  para arranjo de um aparelho avariado que o aguardava.

Sou velhote, como dizem, "Velho do Retelo Grisalho" mas  ser  escravizado não mereço tal condenação...Nunca cometi nenhum crime, e jamais o farei ...
A respeitosa Bandeira Portuguesa...
Como complemento ao teor  contido no inicio deste blog, acrescento agora, o seguinte:

O Lar de Idosos que acima é referido, chama-se Lar de Idosos, "Amera",, situado em Faro,  ao qual fui  projectado,  atendendo  as circunstanciarias que  a vida nos impõs, quando  a  minha saudosa e adorada Mulher depois de um convívio harmonioso  e  fraterna,  que durou 52 anos , após  o nosso casamento realizado em  Luanda ( Angola), na Igreja de Nossa Senhora do Carmo, foi ceifado pela foice  de uma  mortal doença, que não perduo...

Para que este "Velho do Restelo Grisalho"", após tal triste  acontecimento, e para que não passasse a viver sozinho,  atendendo ao facto dos Filhos e Netas   estarem empregados em áreas   que os  distancia  do local em que se deu o infeliz acontecimento mortal-  o  falecimento da minha Mulher- e atendendo  ao apoio e ajuda que sempre  dispensaram, e pretendem manter,mesmo na  presente situação de infeliz viuvez, escolheram este lindo "Lar de Idosos" para  que me   recolhessem  a troco de uma  mensal remuneração.

A Alvarina Teresa ( minha Esposa, já falecida

O Nosso casamento a 12 Dezembro 1953.

O Lar de Idosos "Amera em Faro, para onde fui instalado, de harmonia com o acordo Familiar."

Algumas das suas caracteristicas

O edifício planeado  com os mais exigentes padrões de conforto, tem 5 pisos de quarto, com apenas 8 quartos  cada, o que proporciona uma circulação muito simples. Tem capacidade para 68 residentes alojados em quartos duplos  ou individuais, todos com instalação sanitária privativa..

Dispõe de multiplas salas de estar temáticas - biblioteca,  música, e jogos internet -- além de ginásio, gabinete de estética e cabeleireiro.

Além da área de jardim publico envolvente, a residência tem no interior, mas seguro e plácido, um elaborado jardim,  com elementos aquáticos e mobiliário exterior, propícios para relaxar..

É assim a residência  de Faro.

De entre as dificuldades e constrangimentos que emergiram em consequencial da i
 desastrosa  viuvez que me bateu à porta,  já aqui em Olhão, há anos,  onde residi anteriormente, foi,  porém,  uma felicidade ter sido  beneficiado com a vinda para este Lindo Lar de Idosos,  mas já não sei por quanto tempo durará, . pois os Euros vão sendo, lá fora,  ligeiramente  poucos.

Tenho dito ....aos 91 anos de idade !

Adicional -
Mesmo assim,  considero-me muito feliz por não ter necessidade de deslocação ter que  ser apoiado em cadeira de rodas.. ou  outras.. Graças a Deus. ..

.



                                                         Os dramas da vida,,,




















Sem comentários:

Enviar um comentário