terça-feira, 11 de setembro de 2018

Perda de autonomia no caso do Idoso colocado num Lar de Idosos

                                        Ressalto a seguinte  publicação inserida no Google ( Internet)






                                 Perda de autonomia no caso do idoso colocado num lar de idosos.

                                   RAZÕES DE ENTRADA PARA UM LAR DE IDOSOS.

Diz-se que a perda de autonomia e  a depressão surgem em um dos casos em que o Idoso vai parar a um Lar de Idosos, e  em que  na grande maioria,   acontece após a perda  e  o   falecimento do cônjuge.

Na verdade, quando o Idoso permanece,  longo tempo. em casa própria,  no meio familiar  normal,   na companhia e apoio do cônjuge , e do resto da Família,  é  por vezes colocado numa posição de inteira indignação, e depressão, devido ao sentimento de um  incrível  abandono do meio familiar, caseiro, que empurra o Idoso para uma outra residência, um  tanto  inaconchegada, que se dizem  LAR DE IDOSOS.

Resulta, daí um sofrimento e uma dolorosa depressão, resultante do abandono de Familiares que deixaram o idoso de os ter como  diária  e afável companhia   no  seio  familiar.

Eu próprio, e embora tenha sempre contado com o apoio dos Filhos e Netas como salvaguarda de acontecimentos dolorosos, e indignação,  motivado  pela mudança inesperada  para outra residência ( Lar de Idosos), sinto permanentemente a falta da que mais amei na vida, que repousa   descansadamente no Céu, a Esposa com quem me casara há 52 anos, em Luanda, na Igreja do Carmo,   a saudosa Alvarina Teresa.
Dia de casamento.


Sou velho, como dizem, "Velho do Restelo Grisalho", mas, os meus 91 anos de idade  ainda   festejaram  o nascimento  do  meu primeiro  Bisneto ( Santiago) que acaba de me eleger para a posição de Bisavô..


Cest la vie, como dizem os franceses...

Agora, por exemplo,  desde o tempo em  que me  " compaginei""  em ter  que passar a viver,  praticamente  sozinho, não obstante a  diária  companhia, e contacto,  com muita boa gente, também idosa, que, como eu, escolheu  um  rico e espectacular  Lar de Idosos, para futura  sobrevivência, como seja o Lar de Idosos "Amera", em Faro ,onde a cortesia é permanente , c, certo dia,   no inicio  do  novo  modo de  sobrevivência,  neste fabuloso Lar que acolhe, maravilhosamente,  centenas de Idosos , tentei   fotografar, inconscientemente,  alguns cenários encantadores em recantos  destinados  a  assistencia  para distracções   teatrais.. Após ter inserido algumas imagens, que fotografei,   num dos meus blogs, vim a ter conhecimento  que tais projecções " cinemafotograficas" eram proibidas, pelo o que me aconteceu, o seguinte:..

                        Prisão  perpétua da maquina  que fotografou tais  cenários.... e adeus à maquina, que me custou muito dinheirinho...há anos !....

Todavia, o bom humor e a solidariedade existente entre NÓS,    tem-se mantido. inquebrável, e  da melhor forma.... Tudo Bem....

Lar de Idosos "Amera", em Faro,  onde é actualmente a minha  débil  e camuflada  residência....
O Autor, noutros tempos...


Saudações amigáveis...






  



Sem comentários:

Enviar um comentário