(Transcrição do BORDA D`ÁGUA para 2014, almanaque acessível em qualquer parte do País, contendo dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral.
À hora em que estou ouvindo uma solene Missa transmitida pela televisão, estranhamente veio ao meu pensamento, uma visita que fiz a uma exposição que um Centro comercial tornou pública, sobre um Concurso de Maquetas (Materiais Reciclados), organizado pelo Departamento das Ciências Sociais e Humanas - Grupo Disciplinar de História e de Geografia.
Um dos trabalhos expostos, executados por Alunos Estudantes, houve um que me despertou particular curiosidade, e atenção, e é sobre esse mesmo trabalho que me disponho a reflectir, um pouco, alvejado pela ressonância do tal dito do almanaque "Perdido por cem, perdido por mil".
O que me despertou particular atenção, por qualquer estranho motivo, foi a reconstituição catastrófica do Terramoto de Lisboa de 1755. E pensei, para comigo: ... e se algum dia vier a surgir uma repetição do que foi o 1755 ? Creio que ninguém possa garantir que isto não venha a repetir-se durante os nossos dias... Que Deus nos livre de mais esta desgraça.!...
O desmoronar de uma grande cidade... Lisboa - 1755. |
Tá?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário