terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Os dois teimosos...


Um episódio que, em tempos idos, foi palco de muitas conversas entre amadores e profissionais que, em cafés, se entretinham a comentar.
Angola é um território que geograficamente se equipara a superfície igual que abrange uma área equivalente à de Portugal, Espanha, França e um pouco da Alemanha juntos. Portanto, com uma superfície territorial muito grande.
Para se ir de um ponto, ou de uma cidade, a outro, naqueles tempos “ do antigamente”, teriam que se utilizar meios motorizados, que, na altura, seriam camionetas de transporte, muito antigas e das primeiras que foram importadas do exterior.
Assim, percorriam-se, por vezes, milhares de quilómetros sem se ver “viva ‘alma”, ao longo do percurso, que, de um modo geral, era mato, e florestas. Não existiam, ainda, estradas asfaltadas, como agora!
Conta-se, então o seguinte:
Dois motoristas profissionais, a certa altura, pelo caminho inóspito, encontraram-se frente a frente, em certa zona em que só uma viatura poderia passar, sem se poderem cruzar entre si, para prosseguirem a viagem, que seria longa, e que muitas vezes levariam dias a chegarem aos seus destinos. (Angola, do antigamente…). Outros profissionais, também circulando nesses antigos caminhos em Angola, dias depois do encontro dos primeiros, foram-nos achar, na estrada, sentadinhos, a jogarem as cartas, entre si, com um ar muito feliz – GRANDES HOMENS!
Eventualmente haverá ainda de quem se lembre deste episódio africano. Este local ficou, por isso, conhecido como a “Baixa dos Dois Teimosos”.
E assim, cresceu Angola no que é hoje uma grande nação africana…


Sem comentários:

Enviar um comentário