quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Hora da Saudade

Sou ainda  do tempo em que uma carta expedida de Portugal com destino as Colónias, no tempo em que decorria a segunda guerra mundial, levava cerca de 3 meses a chegar ao seu destinatário, porque, primeiramente tinha que ser submetida a censura, na África do Sul.

Nessa época, a Emissora  Nacional , em Lisboa emitia programas em que as pessoas falavam  através  deles para os familiares e ou amigos.  Eu, por exemplo, recordo a conversa que então tive com a  minha Madrasta em que ela me recomendava que tomasse sempre banho de chuveiro  diariamente, pois as  mordedelas dos mosquitos  podiam fazer muita comichão... e eu. cumpria, escrupulosamente esta recomendação amistosa.

Também retenho na memória, uma cena que muito me impressionou, pois pensava eu que a escravatura tinha sido abolida, por decreto, mas o que eu assisti foi uma fila de gente de cor, na vila de Caxito, a uma centena de quilometragem de Luanda , acorrentada, pois iriam ser embarcados com destino a S. Tomé, ao que me disseram...

Esses cenários, creio, que, felizmente, ja estão ultrapassados ao sabor dos tempos... pois já la vai mais de meio século de desrolhamento pelo mato de Angola...




Sem comentários:

Enviar um comentário