terça-feira, 25 de agosto de 2015

Cicatrizes do Tempo... Aiué ....

Aiué, matumbos...  Então não se lembram da velha empresa sedeada em Luanda-Angola, que tinha como ramo de actividade principal o comércio de diversos artigos têxteis, alimentares, e ligada a um importante  recurso natural da época, que era a comercialização do café ?!... ,

Pois acabo de encontrar uma foto de uma empresa existente desde 1979 e que se dedica ao comércio a retalho e por grosso de produtos de Hotelaria, Restauração, Têxteis e Decoração, que dizem  ser uma empresa familiar, com o mesmo nome,  que existia  em Luanda,  e que tem uma história  caricata, que contarei após  a introdução da seguinte  foto-montagem, extraída da Internet:-

                                 ARMAZÉNS   CATONHO  TONHO
  
 Ainda me recordo, quando tinha 12/13 anos de idade, e  estudante na primeira Escola Comercial  que foi inaugurada  em  Luanda- Angola  ( ...instituída por ordem de Salazar),  ter recorrido ao estabelecimento CATONHO TONHO,   afim de adquirir apetrechos para completar  artigos estudantis exigidos por  Professores que davam aulas  no prédio em construção, o Palácio do Comércio.

Pois a história é a seguinte:-

...Na fase de criação da empresa, sedeada  em Luanda-Angola, existiam dois funcionários que detinham o mesmo nome, António.  Assim, por forma a que o sócio fundador pudesse distingui-los passou a chamar a um deles Catonho e a outro Tonho, tendo surgido assim o nome dos Armazéns Catonho Tonho"..." ( É o que reza a história, pois já lá vai  decorrido um período quase  centenário !.


Tá?!...

3 comentários:

  1. O Catonho Tonho que em 1948 foi comprado por José de Freitas Abilheira...
    Também tenho muitas saudades de Luanda

    ResponderEliminar
  2. e mais tarde comprado por José de Sousa Martins

    ResponderEliminar
  3. Falso o comentário anterior... embora os imóveis tivessem ocupados após a Independência.. ainda hoje a empresa Catonho Tonho é pertença da Família Freitas Abilheira..ESTA É A VERDADE q pode ser confirmada junto dos Serviços de Finanças de Angola.. N.B. » quem será esse Snr. José de Sousa Martins ?

    ResponderEliminar