sábado, 25 de abril de 2015

O 25 de Abril em Portugal

                                     25 de Abril de 1974

Hoje, dia 25 de Abril de 2015,  celebra-se em todo o País, o que os ilustres  "revoltosos" militares  levaram a  um   efeito histórico,  naquela data ,  que  " modernizou "   a estrutura governativa deste glorioso Pais.... que é  PORTUGAL

Logo ás primeiras hora da manhã, liguei o televisor, e, acompanhei  parte da  emissão que estava sendo  transmitida, e que  relatava, naquele momento,   determinados   desenvolvimentos   relacionados com o movimento revolucionário em  curso, naquela  data  -   25 de Abril ( hoje feriado nacional).

Impressionou-me, porém  uma fase que no programa televisivo foi destacado,  e que  mereceu  uma publicação fotográfica , que poderá ser consultada na  Internet, em "Notícias Online".

Na intenção de pretender  reproduzir, na integra, ao  que me quero referir,  isto é,  a honradez  , dignidade e prestígio que um digno militar  pretendeu, com o seu acto,  dar  simplesmente cumprimento ao juramento que fizera , perante a sua Bandeira portuguesa,  quando admitido nas fileiras do Exército,  de a respeitar,  e honra-la , nem que fosse à custa da sua própria vida...

Pelo o que, para uma melhor interpretação pelo   que  desejo  que venha a  ser bem compreendida,  reconheço que a atitude assumida pelo o Oficial em causa,  em nada viria a ser interpretada como   sendo uma  " traição ao seu juramento  de fidelidade à sua   Pátria"..

Por isso, transcrevo, uma parte publicada, em capítulos, na  Internet:

"Na Rua do Arsenal, sozinho, frente aos dois M-47 que ocupam a largura da via, o major Jaime Neves grita para o major  Pato Anselmo: " Vira para lá essa merda". A "essa merda" eram os mortíferos canhões de 90mm dos M-47. O major Pato Anselmo cedeu e mandou rodar as peças em direcção ao rio Tejo.  E foi este momento de coragem que evitou que o golpe de estado caísse por terra num mar de sangue e destroços".

Com todo o respeito,  divulgo o que me foi  possível  ler,  extraído via Net.

O Major Pato Anselmo  ( da foto original)



Tá?!...




1 comentário:

  1. Na verdade, essa frase foi dita por Jaime Neves mas a um Legionário que o ameaçou com uma pistola, no quartel da Legião, quando foi lá obter a sua rendição.
    Na Ribeira das Naus o major Pato Anselmo rendeu-se ao ex-oficial miliciano Brito e Cunha, que à civil o interpelou, levando consigo uma pistola. Nessa ocasião Neves estava no local mas só no final contactou com Pato Anselmo, como é visível nas fotos de Alfredo Cunha

    ResponderEliminar