segunda-feira, 13 de abril de 2015

Efemérides históricas..

                                                       12 de Abril de 2015 -  (Domingo)

O bebé Armando...
 Dia em que completo 87 anos de  nascimento e em que  me vieram à memória dois solenes juramentos que prestei, em datas diferentes, uma da outra, mas, que,  no coração, ficaram eternamente  gravadas ...

A 12 de Dezembro de 1953... no altar  da  Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Luanda - Angola, pronunciei o seguinte  juramento, perante a minha  querida, então,  Noiva, Alvarina Teresa, com quem  estava casando:

Eu, prometo  ser fiel, amar e respeitar, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe "..

Dia do Casamento...


Cumpri  o juramento  até ao solene momento em que a morte nos separou... 12 de Novembro de 2010...

 Na idade  em que tive  que ir para a tropa, portanto aos 18 anos,  mas  já  nas fileiras do exército, e dentro das muralhas do Castelo Militar, onde flutuava, no topo,  a Bandeira de PORTUGAL,  com uma arma de guerra  encostada ao peito,  fiz o seguinte e solene juramento, perante a Bandeira  Portuguesa:,  como Angolano de Portugal:

"Como português e como militar juro servir as Forças Armadas,  guardar e fazer guardar a Constituição e as Leis da República, defender a minha Pátria e estar sempre pronto a lutar pela sua Liberdade e Independência,  mesmo com o sacrifício da própria Vida. !"

Como ainda  me mantenho  vivo,  é este o comportamento que terei que  respeitar  até que seja sepultado em terreno português,  que penso  vir a ser em Olhão, onde repousam  os ossos mortais   da minha saudosa e querida  Mulher, Alvarina Teresa.


Conforme documentei o meu anterior blog,  confraternizei com filiados do Partido Democrático Republicano (PDR),  em cuja reunião, em dado momento, solicitei um ligeiro período de silêncio, tendo pronunciado o seguiste :-  Sou um Angolano de Portugal.  PORTUGUESES ... LEVANTAI  HOJE  DE  NOVO  O  ESPLENDOR  DE   PORTUGAL  !!!..:".

(Seguiram-se calorosos  aplausos. e..  vibrantes  vivas a Portugal...)




Dando certa continuidade referente à data do aniversário - 12 de Abril de 2015 - aproveito para divulgar, que, de entre as prendas que me  foram oferecidas, dei destaque a uma obra literária, que muito me emocionou, por se  ligar a um período  que acompanhei, em parte, antes da independência de Angola, e  que actualmente quase que se sente uma certa indiferença das agruras porque sofreram milhares de cidadãos, agora  espalhados pelo Mundo


 A  Autora desta obra literária, Lara Pawson, , em sua pagina interior, escreveu:..."Para duas pessoas que sabem quem são, embora não possam ser identificadas pelo nome. Muito obrigada, a ambas, por tudo".

Espero poder continuar a  descrever mais algumas "aventuras" (ou "desventuras"), de um brilhante passado deste velhote que jamais se sentirá como sendo  um "apátrida"..

O Autor...
Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário