quarta-feira, 29 de abril de 2015

A eterna lembrança dos nossos "bons dias"... em Angola !

Quase cinquenta anos passados,  mas parece que foi ontem.

Nesse tempo,  noutra terra,  mais quente, tropical, existia um Banco ao qual chamaram BANCO TOTTA-STANDARD DE ANGOLA. Fundado em 1967,  tinha na sua equipa este vosso escriba,  juntamente com muitos outros jovens sonhadores.

Com a sede na Avenida de Paulo Dias de Novais, na marginal de Luanda,  situava-se paredes meias com o Banco de Angola.  A paisagem para a baía de Luanda era deslumbrante. Ainda hoje é um dos edifícios  mais emblemáticos da capital Angolana.

Até 1975,  data da independência do país,  desenvolvi,  junto de Colegas pelos quais nutro ainda hoje elevada estima,  actividade neste Banco, mais concretamente na secção de Contabilidade, a qual chefiava com empenho e honestidade.

Recordo que o Banco Totta-Standard de Angola dispunha de 22 Agências, uma em cada distrito,  isto à data da independência. Gosto de pensar,  como membro da equipa fundadora que também eu contribui para o crescimento da Instituição.

Lembro-me ainda que os Funcionários e Funcionárias se envolviam frequentemente em convívios,  os quais contribuíam para um espírito de equipa saudável e que se recomendava vivamente. Eram jogos de futebol, rallies paper, concursos de pesca desportiva, jantares de Natal e comemorativos de outras efemérides, isto para alem dos almoços e convívios mensais entre elementos de uma mesma secção.

Este espírito de fraternidade perpassou décadas e transferiu-se para um outro continente,  para onde, muitos dos que partilharam tempo e espaço em Luanda, se viram obrigados a transferir a sua vida,  a sua existência.

O contacto foi-se mantendo e em 2008 realizou-se o primeiro almoço convívio dos ex-Funcionários e Funcionárias  do BTS de Angola. Foi  com enorme emoção que  pude rever rostos que não via há mais de 30/40  anos. Trocámos abraços e cumprimentos,  não nos víamos há muito mas parecia que ainda ontem nos tínhamos encontrado num qualquer recanto do local de trabalho que partilhámos  durante anos.



Desde 2008 temo-nos  reencontrado. Mais velhos,  outros já não aparecem porque já não estão entre nós,  mas é sempre um gosto enorme reencontrar pessoas que,  para além de Colegas,  eram, e são, também Amigos.


"""""""""""""""""""""" ######################## """"""""""""""""""""""""

E, hoje, dia 29 de Abril de 2015,  acabo de reler  , no facebook,  via  Internet,  o comunicado que, os Amáveis ex- Colegas do ( EX)-BANCO TOTTA STANDARD DE ANGOLA ,  anunciam, que  fui o primeiro a inscrever-me, quanto á realização de um almoço-convívio, .que se efectuará, no próximo dia 30 de Maio de 2015, Sábado,   no  Restaurante " Pérola do Fetal" na cidade da Batalha.

Só tenho pena, que não possa contar, como era habitual,  com a companhia da minha saudosa e querida Esposa, Alvarina Teresa,  que já partiu para o Céu,   para junto de Deus, onde descansa em Paz..

Permitam-me vir agora  aqui revelar, um curioso acontecimento, que  se resume no seguinte:-

Para afugentar o clima de isolamento e solidão, proveniente da  viuvez,  dedico grande parte do meu tempo, quando possível, a  ter contactos, via Internet,  com Amigos, através dos meus  blogs, enviando-lhes , via  facebooks, uma copia do que vou alinhavando.  Há dias recebo um comunicado, de uma  encantadora Leitora, agora  residente na África do Sul,  dando-me conta que me reconheceu através das fotografias que por vezes acompanham os meu textos,e, acrescenta que  fui Chefe dela, pois também trabalhou no mesmo Banco Totta-Standard de Angola, em Luanda,  e que tinha por mim muito respeito,  grande amizade,  e  muito respeitinho  porque   eu andava sempre com uma cara muito séria e de poucos amigos...

Fartei-me de rir, minha  muito  querida Gaby..

Tá?!....

Sem comentários:

Enviar um comentário