segunda-feira, 27 de abril de 2015

Heróis esquecidos ?...

Este fim de semana.  mais concretamente no Sábado, comemorou-se mais um aniversário,  o quadragésimo primeiro,  da revolução dos Cravos,  a qul pôs fim a mais de quarenta anos de ditadura. Foi um despertar de todo um Povo para a liberdade e para a possibilidade de expressarem sem medos as suas opiniões e assumir publicamente as suas posições políticas.  Pelo menos,  foi isso que nos prometeram...

Curiosamente foi em vésperas de  mais um aniversário da revolução  que veio a público a notícia de que os partidos da Assembleia da República,  PS, PSD e CDS,  terão apresentado um projecto de Lei que visava controlar a cobertura noticiosa das próximas eleições legislativas. Tal notícia teve inclusivamente  eco internacional, com o jornal espanhol "El País" a mostrar o seu repúdio dizendo que  Portugal estaria a terminar o ciclo da liberdade conquistada há quarenta e um anos. Segundo este jornal,  Portugal estaria a assistir,  impávido e sereno,  ao regresso da censura prévia.

Algo curioso sucedeu entretanto. Quando interrogados quanto  à Lei cuja aprovação estava projectada,  e que iria obrigar os Agentes noticiosos (televisões,  rádios,  jornais,  revistas, etc,) a apresentarem previamente o plano de cobertura das eleições,  como se as notícias pudessem ser previstas,  TODOS se mostraram estranhamente indignados, chegando quase a afirmarem desconhecer quem tinha tido o ideólogo  de tão absurda iniciativa legislativa. Na verdade,  todos sacudiram a água dos respectivos capotes.

É esta  apenas mais uma ideia visando limitar liberdades,  controlar procedimentos e  vigiar os cidadãos e,  no caso concreto,  os jornalistas.

Urge recordar os Heróis de  Abril...


Há  que repensar a revolução, recordar os Heróis que a tornaram possível,  para que a Liberdade tão  arduamente conquistada não seja de novo perdida... Infelizmente,  para muitos  "distraídos" é mais importante o discurso do Jesus depois de mais um jogo da bola do que estes atentados à Liberdade de Todos!...

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário