sábado, 21 de março de 2015

Olha o gelado !!!...

O Baleizão de Luanda...
Na Luanda da minha juventude o ambiente que se vivia na então Colónia portuguesa o ambiente e a vivência era de grande dinamismo e até uma abertura que não se encontrava na Metrópole. por entre pratos de marisco muito barato,  bebia-se cerveja Cuca e a americana Coca Cola,  um luxo que não era permitido aos cidadãos de  Portugal  metropolitano. Era ao longo da Marginal,   no meio de prédios altos,  numa paisagem belíssima que decorriam inúmeros eventos como corridas de automóveis,  desfiles militares e de carnaval. Pontos míticos da cidade incluiam o Hotel Continental e a entáo famosa gelataria "Baleizão".

... e para quando um  Baleizão de Olhão ?...
O Baleizão era uma verdadeira atracção turística,  que chamava visitantes de muitas cidades angolanas,  os quais se deslocavam à  capital apenas para provarem os deliciosos gelados que aí eram confeccionados, com todo o cuidado  e esmero,  para serem depois servidos aos gulosos clientes que chegavam a fazer fila para poderem deliciar-se com a saborosa iguaria. De facto,  no meio do constante  calor tropical de  Luanda,  poucas coisas havia que se pudessem igualar aos sorvetes de cones e copos que eram servidos no Baleizão,  apaziguadores das altas temperaturas.

Recordo com saudade e carinho as visitas regulares ao Baleizão que eram também pretexto para animados convívios  familiares à volta de uma mesa  cheia com os famosos gelados que tinham o condão de,  tão delíciosos que eram,  promoverem a felicidade comum.  Os sabores eram diversos,  frutíferos  de variada natureza ( laranja, manga, banana, papaia, etc.) ou ainda de café ou cacau. A verdade verdadinha é que ninguém ficava indiferente ao Baleizão.

Esta recordação faz-me pensar que seria lógico e até desejável que na simpática cidade de Olhão,  no clima ameno da região algarvia,  frequentemente idêntico ao angolano,  seria interessante podermos desfrutar de semelhante iguaria em alguma aprazível  esplanada da cidade. Agora,  que o calor está à porta,  que bem saberia  um delicioso gelado caseiro,  sabor à escolha e ao gosto de cada um,  sentadinho numa sombra,  resguardado do sol implacável,  a forma  ideal de contrariar as altas temperaturas.

Bendito aquele que,  iluminado,  se lembrar de criar mais um foco de atracção para quem nos visita. Já estou a ver as filas intermináveis de espera para provar o  delicioso gelado do Baleizão de Olhão. Faria todo o sentido e,  como disse, seria mais uma forma de cativar visitantes,  gerar emprego e criar riqueza,  apostando em produtos locais e caseiros,  numa região,  como o Algarve,  onde as ideias alternativas  à praia para promover o turismo são frequentemente escassas.

Fica o apelo a quem,  empreendedor,  quiser fazer-me a vontade e recordar,  assim,  os velhos tempos do Baleizão de Luanda...

Tá?!...

1 comentário:

  1. Uma ideia a pensar, em Olhão ou em outro local... (Quando eu era jovem, há 30 anos, vi na Maia / Porto, um anúncio ao "Restaurante Baleizão". Infelizmente, não guardei o contacto... Talvez tenha lá bons gelados!)

    ResponderEliminar