quinta-feira, 12 de março de 2015

Problema muito complexo...enriquecimento injustificado !

Do  suplemento de sexta-feira, do " Diário  Económico", de 6 de Março de 2015,  tomo a liberdade de reproduzir  uma  foto-montagem, do artigo  "E/P Economia/Política",  como segue:
É efectivamente, um assunto tão  sério,  e complexo,  que poderá provocar "dores de  cabeça" a muito Boa  Gente...
Definir o que é considerado como "Crime de enriquecimento  ilícito" é  uma  complicada " aposta"...                                 
                                               
      Alguma experiência, adquirida através de episódios ocorridos , durante os largos anos em que me foi confiada a  execução e chefia  contabilistica num Banco no qual fui um dos principais  protagonistas na sua  fundação, o  ex (Banco Totta-Standard de  Angola), bem como, alternadamente, responsável  de chefia tanto contabilista  em várias empresas, algumas  até sediadas em  Portugal,  passaram-me pelas  mãos sérios problemas, do género, aos quais tive sempre a capacidade de lhes dar solução,  dentro de um suporte legislativo.  Irei omitir nomes,  por uma questão de dignidade,  secretismo à base da Lei e  de cortezia.  Apenas vou relatar  episódios,  de uma forma "filtrada" em  termos tencionalmete simplificados...

Lembro-me, por exemplo, que certo dia, em Luanda,  enquanto empregado de uma importante firma , o meu Patrão, na altura, ,  face a uma restituição de um elevado montante em dinheiro, que me foia confiado,  secretamente,  teve  uma expressão que jamais me esquecerei..".Amigo Armando, pode-se -lhe  confiar todo o ouro em pó, pois Você  é de uma confiança e honestidade impressionante"..

Num congresso, no Porto,  na qualidadse de fiscalizador de contas de um  determinado Sindicato, ao denunciar, através do  microfone, a descoberta que fizera, de um elevado montante em dinheiro. secretamente utilizado por um Responsável Sindicalista ,  fui de imediato ameaçado, o que me levou de seguida ser transportado  numa ambulância, em perigo de vida, com destino ao Hospital de S. João

Numa deslocaçao por via aérea, de Luanda/África do Sul, promovida pela Direcção do BTSA por questão de  tratamento  de uma grave doença. fui munido de uma autorização que me faciliaria  o levantamento de Rands que quizesse, no Standard Bank, para livre utilização, sem limites,  a suportar  por  conta do Banco... e ... nem um Rand levantei para  meu uso pessoal, que me fora autorizado e sem  nenhum encargo  para  minha conta pessoal. Era completamente  livre todo o levantamente que entendesse, em Rands, mesmo que fosse para meu divertimento...Hoje podia ser riquissimo mas... limito-me aos meus miseros Euros de reforma.  A honestidade sempre foi o meu principio de vivência.   Mantenho documentação comprovativa,  disto tudo,  no meu velho  baú de recordações do passado.

Trabalhava eu, numa Filial do Banco Pinto e Sotto Mayor, em Moscavide,  de harmonia com um Despacho Ministerial ( Salgado Zenha) que aos vindos do ultramar, era-lhes facilitado o ingresso nos quadros de pessoal bancário,  mas como simples "aprendizes", independentemtne dos  cargos exercidos no ultramar ( o meu  caso era chefe  de Contabiliddae na Direcção Financeira),  Felizmente sempre me dei bem com todos os meus recentes Colegas, ao ponto de, certo dia, um deles, aproximando-se da minha pessoa,  segredou -me..." Colega, repare naquele varredor de rua, que está perto da nossa  porta de entrada e veja o que ele vem cá fazer dentro  das nossas insrtalações...

Com efeito, passados alguns minutos, o dito almeida, aproximou-se do balcáo afim de vir consultar o saldo da sua conta de depositos à ordem ( não posso. divulgar o seu montante devido  ao " sigilo bancário", mas o seu saldo era tao elevado que possibilitaria a compra de um , ou mais edificios de luxo,. em Lisboa,  e seus automóves, tambem de luxo  !...Como diz o povo - as aparencia iludem...

Era-me confiada , por parte de muitas Gerencias, mesmo sem serem bancárias, na actividade privada,  uma  fiscalização dos seus  bens activos e passivos... e, que me lembre so´um unica vez é que tive  que me socorrer dos Tribunais, afim de ser desembolsado do valor monetário, contratual  estabelecido

Mas  uma coisa é certa..." de seu... a seu dono".. segundo apregoa o Povinho...

Não nos esqueçamos porém,   que, se hoje há milhaes e milhares de Trabalhadores que teem emprego,  com salários,  deve-se  a um grande  e  famoso  Ricaço , do passado... Henry Ford !


Não tenho a veleidade  de  me sentir melhor do que os Outros,  mas como nunca fui corrupto,  consigo dormir tranquilamente embrulhado nos  mesmos  velhos  lençóis que herdei  da minha saudosa Mulher, Alvarina Teresa,  que Deus tenha.



 Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário