terça-feira, 31 de março de 2015

História sem reverso...

Estou escrevendo este meu blog, na tarde do dia 31 de Março de 2015,   portanto , véspera do dia 01   de Abril de 2015 ,   considerado o  DIA DAS MENTIRAS !.  Fa-lo, porque, a descrição  do que se baseiam os  episódios que vão ser relatados,   e que certamente virão a ser lidos só a 1 de Abril, não contêm mentira   nenhuma , até  porque,  na sua base estão extractos recolhidos  de publicações históricas,  que constam e constituem  dados historicos  inseridos na   Wikipédia .  Internet.

Comecemos pelo o Mapa Cor-de-rosa, que originou o ultimato britânico de 1890,  onde o explorador António Francisco da Silva Porto,(  mais conhecido por General Silva Porto); foi protagonista de um acto heróico,  em África (Angola), que a historia bem  revela..


Em 1848 Silva  Porto foi nomeado capitão donatário interino do Bié. O   ultimato britânico de 1890 e a perda  de confiança do chefe Dunduna   levá-lo-iam ao desepero. Acreditou que o ultimato britânico tinha reduzido a influência portuguesa, em t África. e chegou  até a ser insultado,  em plena campanha, como explorador e militar., que era.

Paiva Couceiro,  depois de muita  conversa,  reparara que o seu complexo tinha barris de pólvora ( o que Silva Porto, declarou ser apenas areia)...

(Dado histórico, que ficou  para sempre gravado, quanto ao heroismo  praticado, em Angola,  razão  porque nasscera , posteriormente,  uma cidade no  Sul de Angola, em memória do  entáo General Silva Porto):-


Em 1 de Abril de 1890, o velho explorador ( e militar) envolveu-se numa bandeira Portuguesa, e imolando-se, por se ter  sentido traído, e por honra a Bandeira do seu País, (Portugal),  deitou-se sobre os barris de pólvora, disparou a  arma, provocando uma explosão, que o levou à morte .  Tinha setenta e dois anos.

A dignidade humana  deste oficial português,  que deu a  vida , em África, pela  sua Pátria,  é de se comemorar, com homenagem digna por se ter batido pela Justiça e Honradez.

Ancorados  no património histórico e moral  , de que há exemplos, como os que acabo de relatar,
existem esforços , mesmo no capitulo de partidarismos,   que  se fundam nos princípios constitucionais s, visando defender valores na base da honra, dignidade e Justiça, semelhantes a atitude  assumida pela Grande Figura Heroica que acima se  menciona.  Sem querer fazer juizos de valor inadequados,   relativamente  à concorrência  partidária,  atrevo-me a destacar a  distinta  Declaração de Princípios,-  descrita na  Net-  do partido  PDR -\ PARTIDO  DEMOCRÁTICO  REPUBLICANO.




O Autor....

Tá?!...

Sem comentários:

Enviar um comentário